Coruripe sedia II Conferência Intermunicipal de Cultura

Com o tema Democracia e Direito à Cultura evento vai ocorrer no dia 20 deste mês

Texto:
Roberto Miranda/ Foto: Arquivo

No próximo dia 20 de outubro, Coruripe vai sediar a II Conferência Intermunicipal de Cultura. Neste ano, o evento que vem com o tema Democracia e Direito à Cultura será no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal Campus Coruripe), das 08h às 17h.

De acordo com o chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura, Alan Oliveira, o evento é necessário para avaliar e implantar políticas de cultura nos municípios. “A conferência é necessária devido a necessidade de avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Cultura no município de Coruripe e região. A conferência é uma convocação em conformidade com a Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 45 de 14 de julho de 2023”, explicou.

Vão participar os municípios da região administrativa Tabuleiro do Sul: Coruripe, Anadia, Campo Alegre, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela. E poderá participar qualquer cidadão maior de 16 anos, devidamente inscrito, assegurando a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público.

A II Conferência Intermunicipal de Cultura vai debater com os participantes temas propostos a partir de 6 eixos temáticos:

Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais, Sistema Nacional de Cultura e Plano Estadual de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

08h às 10h - Credenciamento;
09h - Apresentação cultural;