Coruripe recebe programação especial em alusão à Semana Nacional do Livro e Bibliotecas

Secretaria de Cultura trouxe uma programação especial voltada para o mundo mágico da leitura

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Priscila de Albuquerque

Nesta segunda-feira (25) Coruripe teve um dia com uma programação recheada e especial voltada para o mundo mágico da leitura, conhecimento e aventuras literárias. A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis, promoveu um evento em alusão a Semana Nacional do Livro e Bibliotecas, que aconteceu na Casa de Cultura Coruripense D. Maria Alice Beltrão Siqueira.

As ações visam proporcionar o incentivo à leitura, divulgar o livro e mostrar o papel da biblioteca na sociedade, bem como promover o acesso à informação e à cultura aos alunos da rede municipal, estadual de ensino e população em geral.

Na abertura oficial o professor Édipo Silsant falou sobre a Semana Nacional do Livro e Bibliotecas e tudo aconteceria no dia. “Despertar o gosto pela leitura é um dos objetivos da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca a gestão municipal não mede esforços para que cada vez mais atividades assim não só da literatura, mas atividades artísticas integradas aconteçam para uma construção conjunta em prol de toda a população”, destacou o professor.

Seguindo a programação da manhã aconteceu um momento de Intervenção Teatral: com o grupo de Teatro Trupe, da Escola Municipal Cláudio Daniel Gama Amorim encenando a peça O Magico de Oz conduzido pela professora de história e técnica em teatro Rosângela Beltrão. Depois teve Gincana literária: tema caça livros e Roda de pintura e literária com o tema Monteiro Lobato, história e desenhos.

Os alunos participantes estavam entusiasmados e ansiosos e a cada cena que desenrolava, comentavam baixinho sobre a peça. E no decorrer das atividades do evento ele não deixaram de vibrar em cada momento trabalhado na ação.

“É muito gratificante estar recebendo esses alunos, ver a alegria deles e a criatividade dos nossos professores, dos nossos profissionais e dos funcionários da cultura para fazer roda de conversas, contação de histórias, apresentação teatral, apresentação cultural, roda de pintura. Nosso evento aconteceu na Casa da Cultura, porque nossa Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis, está passando por uma reforma, mas em breve ela estará pronta, e ficará maravilhosa. Vai ter uma sala de cinema, entre outras coisas, vem muita novidade para atender melhor o coruripense”, disse Ricardo Curvello, secretário de Cultura.

A programação se estendeu na parte da tarde com as atividades de contação de história com professora Juvina Alice do projeto Carroça da Leitura, apresentações artísticas do Grupo Dançolê e Grupo Ritdance Hip-hop e exposição e empréstimos de livros.

Sobre a Semana

Decreto – A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/1980, de 09 de abril de 1980, é uma data comemorativa que visa incentivar a leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso as diversas formas de manifestações artísticas e culturais.