Coruripe participa da 4º Conferência Nacional de Cultura

Evento vai dialogar sobre o plano de políticas públicas e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Secult

Para fortalecer as ações voltadas para a Cultura, a prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Cultura estará representando com seus servidores o município e o Estado na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que ocorre de 4 a 8 de março de 2024, com a realização do Ministério da Cultura.

O evento, que acontece em Brasília, reúne os delegados eleitos e agentes culturais de todo o país para dialogar sobre o plano de políticas públicas e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. O tema deste ano é “Democracia e Direito à Cultura”, estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Nesta edição, serão debatidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

Alan Oliveira, chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura falou sobre a participação da Secult em um dos eixos temáticos importantes,que será debatido que é o 5, Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade. “Escolhemos o eixo 5 para participar, porque Coruripe está vivendo um momento de grande ascensão da construção das políticas públicas voltadas para a economia criativa. O município lançou há pouco tempo um edital de credenciamento de artistas, onde por meio deste edital todos os artistas locais e bandas regionais podem participar dele, se apresentar, e com isso há uma movimentação no fomento desta cultura, que é a cultura oriunda da economia criativa. A economia criativa é todo aquele produto que é oriundo da sua criatividade artística e ele gera renda. E a Prefeitura está fazendo isso, ela está dando oportunidades para que os artistas, sejam eles músicos, artesãos, pintores, cantores, dançarinos, bailarinos, enfim, de várias áreas possam, com sua arte, e sua criatividade, ter uma fonte de renda”, enfatizou.

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co-realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).