Coruripe firma adesão à Política Nacional Aldir Blanc

Governo Federal vai repassar mais de 350 mil em 2024 para fomentar atividades culturais no município

Texto: Roberto Miranda

A Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria Municipal de Cultura, conseguiu aprovar o plano de ação e confirmar sua adesão à Política Nacional Aldir Blanc. Com o êxito, o município vai receber do Governo Federal R$ 396.997,10 para fomento de atividades culturais em 2024.

Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc e na Lei Paulo Gustavo.

“Com este recurso Coruripe irá realizar programas, projetos e ações visando à difusão de obras de caráter artístico e cultural. Também vamos apoiar produções audiovisuais, exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos. Além de cursos de formação para profissionais da cultura, estudos e pesquisa nas diversas áreas culturais. Com o aporte financeiro ainda podemos investir nas reformas do Memorial Coruripense e Biblioteca Pública e subsidiar a manutenção de espaços e grupos culturais do município”, expôs o secretário de Cultura, Ricardo Curvello.

A Política Nacional Aldir Blanc é uma oportunidade de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma contínua.

“Coruripe irá implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para os trabalhadores da área da cultura, assim como executará os recursos nas políticas culturais de maneira direta”, encerrou o chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura, Alan Oliveira.