Coruripe alcança o 1º lugar no Previne Brasil entre os municípios de médio porte de Alagoas

O município atingiu o topo do ranking das cidades acima de 50 mil habitantes

Texto: Anne Rose/ Foto: Fernando Ramos

Coruripe segue avançando em suas políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. E promover saúde pública de qualidade é prioridade na gestão do Prefeito Marcelo Beltrão. Diante do trabalho que vem sendo realizado, Coruripe alcançou o 1º lugar na avaliação do Previne Brasil no ranking dos municípios com população acima de 50 mil  habitantes, em Alagoas. Atingindo assim nota 10, por superar as metas dos indicadores do programa de financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde.

O avanço nos sete indicadores do programa criado pelo Ministério da Saúde em 2019 está no resultado da avaliação do último quadrimestre, que compreende os meses de maio a agosto de 2023. Na soma geral, o trabalho desenvolvido pela gestão através da Secretaria Municipal de Saúde alcançou nota 10 por ultrapassar as metas em todos os indicadores de avaliação.

O prefeito Marcelo Beltrão apontou a conquista como um passo importante na busca por uma saúde pública cada dia melhor para os coruripenses.

“Esse resultado corresponde ao trabalho que vem sendo realizado desde o início de nossa gestão na saúde pública de Coruripe. A princípio, realizamos um estudo e identificamos que era necessário ampliar a quantidade de equipes de saúde da família, saímos de 17 para 19, investimos em capacitações para essas equipes melhor atender a população e de fato conseguir identificar as demandas necessárias, bem como no acompanhamento das atividades realizadas. Tudo isso com foco em levar mais qualidade de vida para nossas crianças, gestantes, idosos, doentes crônicos e a todos, através dos serviços ofertados”, destacou o gestor, parabenizando o empenho de todos os servidores envolvidos na conquista.

O secretário de Saúde, Pedro Madeiro, frisou a importância do empenho das equipes e do comprometimento da gestão em elevar o nível da saúde pública no município.

“Os avanços na Saúde de Coruripe são frutos da dedicação de nossas equipes e do comprometimento da gestão do prefeito Marcelo, em elevar a cada dia a qualidade dos serviços ofertados pelo SUS no município. Ampliamos as equipes de Saúde da Família, implantamos o atendimento de Saúde Bucal noturno em algumas Unidades de Saúde e em breve traremos importantes novidades que beneficiarão a todos, em especial, aos que mais precisam”, ressaltou.

Índices avaliados

O Previne Brasil trabalha com sete indicadores, e desses, três são direcionados aos cuidados com a gestante. Elas precisam ter acesso a, pelo menos, seis consultas durante o pré-natal, e ainda, no mínimo, uma consulta odontológica a cada 3 meses. Além da realização de exames para sífilis e HIV.

A saúde da mulher de uma forma geral também tem um peso importante nos quesitos avaliados, no que diz respeito a realização de exames de citologia, HIV e sífilis. O acompanhamento de doentes crônicos com diabetes e hipertensão, também são outros aspectos analisados.

O programa também avalia o desempenho dos municípios na cobertura vacinal contra a poliomielite, difteria, hepatite B, tétano e aplicação da tetravalente, fundamental na proteção às crianças contra sarampo, caxumba, coqueluche e catapora.