Conferência de Cultura realizada em Coruripe discute propostas para a Estadual

Encontro reuniu representantes de 08 municípios da Região Sul

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida

Com o tema Democracia e Direito à Cultura, Coruripe sediou na última sexta-feira (20), a II Conferência Intermunicipal de Cultura. O encontro, que ocorreu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal Campus Coruripe), reuniu representantes da Região Sul de Alagoas.

A proposta deste encontro, que reuniu representantes culturais, membros da sociedade civil e gestores, foi elaborar propostas a partir de seis eixos temáticos para levar à Conferência Estadual. Participaram os municípios de Coruripe, Anadia, Campo Alegre, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela. Eles também escolheram 18 delegados que vão apresentar propostas locais e regionais no evento estadual, que vai acontecer nos dias 04 e 05 de dezembro, em Maceió.

O secretário de Cultura, Ricardo Curvello, destacou a importância da participação de todos nas discussões e elaboração de propostas que possam contribuir com o fomento e valorização da cultura e suas mais variadas vertentes.

“Muito feliz em receber em Coruripe representantes culturais também dos municípios vizinhos. Hoje foi um dia muito proveitoso, em que diferentes pensamentos e as mais variadas culturas e manifestações da Região Sul se uniram para debater políticas públicas. A partir dos seis eixos, vamos levar as nossas ideias e sugestões para contribuir com a política voltada à cultura de Alagoas. Quero agradecer aos que puderam participar e contribuir com essa conferência”, destacou o gestor cultural de Coruripe.

O prefeito Marcelo Beltrão também acompanhou as discussões: “Prazer imenso sediar a Conferência Intermunicipal, com representantes de várias cidades da Região Sul para debater a regionalização, as tradições e traçar políticas para atender toda a nossa população. Sei que tudo debatido aqui foi buscando avançar em ações que vão contribuir com a gestão da cultura para alcançar todos os públicos. Muito satisfatório ver este auditório lotado, todos estão de parabéns”, disse.

A conferência é necessária para avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Cultura em Coruripe e região. A sua realização atende uma convocação em conformidade com a Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 45 de 14 de julho de 2023”, explicou.

A partir dos eixos: 1 - Institucionalização, Marcos Legais, Sistema Nacional de Cultura e Plano Estadual de Cultura; Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Representantes dos oito municípios avaliaram e elaboraram propostas para apresentar entre os dias 04 e 05 de desbridamento durante a Conferência Estadual que vai acontecer em Maceió.

A composição ficou assim:

Sociedade Civil

- 02 de São Miguel (titular e suplente);

- 04 de Coruripe (2 titulares e 2 suplentes);

- 02 de Junqueiro (titular e suplente);

- 02 de Jequiá (titular e suplente);

- 02 de Campo Alegre (titular e suplente).

Governamental

- 02 de Coruripe (titular e suplente);

- 02 de São Miguel (titular e suplente);

- 02 de Campo Alegre (titular e suplente).

O presidente da Associação Beneficente, Cultural e Esportiva do Poxim, Sebastião Chagas, avaliou o encontro como um momento importante para opinar na elaboração das políticas culturais. “Foi um momento muito importante para opinar, sugerir e avaliar ações voltadas a política cultural local e regional. Um momento que todos deveriam participar, cada um com a sua vivência tendo voz e vez para transformar”, encerrou.