Com projeto sobre a Sistematização da Coleta Seletiva, Coruripe conquista Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Foto

A contratação da Ascamare como prestadora de serviço, para realização da coleta seletiva domiciliar no município, garantindo melhoria na vida dos associados é o foco do projeto vencedor

Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre

A Prefeitura de Coruripe conquistou a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, além de ser finalista na categoria Turismo e Identidade Territorial. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (15), na Associação Comercial, em Maceió.

O projeto vencedor, que levará o município a participar da etapa nacional do prêmio, que acontece no dia 11 de junho, em Brasília foi: “Coruripe Reciclando Oportunidades”, que fala sobre sistematização da coleta seletiva no município e a contratação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José (ASCAMARE), como prestadora de serviço da prefeitura para realização da coleta seletiva domiciliar.

O prefeito Marcelo Beltrão participou da premiação e não escondeu a alegria em falar da conquista. “Estamos muito felizes em participar dessa premiação, que reconhece os municípios comprometidos com o desenvolvimento das nossas cidades, e mais contentes ainda em sairmos vencedores na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. Gostaria de parabenizar a secretaria de Meio Ambiente, em nome da secretária Luana e em especial a Ascamare pelo belíssimo trabalho que realiza, a associação vem desempenhando um importante papel na coleta seletiva em nosso município, e o prêmio só nos mostra que estamos no caminho certo”, frisou o gestor.

O projeto “Coruripe Reciclando oportunidades” identificou o problema da falta de coleta seletiva sistematizada em Coruripe e a existência de catadores de materiais recicláveis, desenvolvendo suas atividades laborais em condições inadequadas. E trabalhou com foco em sistematizar a coleta no município, na contratação de forma remunerada dos catadores de recicláveis, garantindo os direitos trabalhistas dos mesmos, bem no suporte e na capacitação dos associados.

O prêmio do Sebrae visa reconhecer os gestores públicos mais comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, com destaque aos projetos que estimulem o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios, a modernização da gestão pública local e o aprimoramento do ambiente de negócios.

Foram inscritos 33 projetos, com 19 finalistas e 10 vencedores. O prêmio foi dividido em 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental.

A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno explicou sobre o projeto e pontuou a alegria pela conquista do prêmio Sebrae.
“É um momento de extrema alegria, é a concretização do trabalho de toda uma equipe. Gostaria de agradecer ao Marcelo enquanto gestor de visão, nos deu todo o aparato na realização desse projeto e a possibilidade de participarmos dessa premiação, agradecer a minha equipe e a Ascamare. O projeto proporcionou a transição da relação que a Prefeitura Municipal mantinha com a associação, que tinha um viés mais assistencialista, e com a contratação e as exigências oriundas da mesma, deu autonomia e condições de garantia de direitos aos associados a exemplo do recolhimento do INSS, concluiu Luana”.

Sobre a Ascamare:
Fundada em 13 de dezembro de 2012, a entidade vem se destacando por fomentar nas pessoas a busca por uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade do planeta. A Ascamare conta com 15 associados e recolhe cerca de 400 toneladas de materiais recicláveis por ano.

Compartilhe: