Com mais de 500 inscritos, DAESC realiza 2ª Corrida das Águas e finaliza as ações em alusão ao Dia Mundial da Água

A ideia da segunda Corrida das Águas é conscientizar pra seu uso racional e incentivar a prática esportiva

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

O Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Coruripe (DAESC), realizou, neste domingo (24), a 2ª Corrida das Águas, evento que finaliza as ações em alusão ao Dia Mundial da Água, promovidas pela Prefeitura de Coruripe em parceria com as secretarias municipais.

Cerca de 500 participantes se inscreveram para o evento esportivo que saiu do Daesc até a orla do distrito de Barreiras. A corrida que teve percurso de 7km e de 12km premiou todos os competidores com medalhas.

Maciel Oliveira, diretor do Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Coruripe, falou sobre a corrida. “A ideia da segunda Corrida das Águas é conscientizar pelo uso racional dela e incentivar a prática esportiva. Esse ano fizemos uma semana integrada com as secretarias municipais e neste domingo culminando a finalização da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água trazendo corredores não só de Coruripe, mas de outros municípios também. Tivemos uma quantidade significante de inscritos cerca de 500 participantes. Dessa vez não tem premiação para os primeiros colocados porque o objetivo é incentivar a prática. É uma corrida de integração, ou seja, todos que concluírem seja caminhando ou correndo receberão medalhas. Gostaria de agradecer a todas as secretarias envolvidas nas ações da Semana Mundial da Água que sem essa parceria o sucesso não seria possível”, enfatizou o diretor.

Joel Ferreira, diretor da All Star trail run, veio com 10 competidores de Maceió. “Parabenizo a prefeitura de Coruripe por meio do Daesc e suas secretarias pela organização. É o segundo ano consecutivo que participo desta corrida que a cada ano vem se superando. Ano passado saímos do Departamento ao Pontal de Coruripe, e, esse ano, até esse outro paraíso que é Barreiras. Estou muito feliz, bati meu recorde pessoal de 7km. Convido a todos para dia 05 de maio lotar Barreiras com nossa segunda etapa do All Star Trail Run", disse Joel.

Durante o mês de março ações como palestras nas escolas, trilha ecológica e blitz da água aconteceram. Na programação de domingo a secretaria de meio ambiente marcou presença destacando a importância do descarte correto de resíduos e distribuiu sacolas biodegradáveis e a Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José (Ascamare) participou garantindo o reaproveitamento da maior quantidade possível de material reciclável.

O secretário de Esportes, Lazer e Igualdade Racial, Fabrício Gama, destacou que a prova além de abordar a conscientização pelo uso racional da água, o incentivo a saúde, também oferece um belo cartão postal para os competidores. “Muito importante essa integração Esporte e Daesc, entre os outros setores da prefeitura que direta e indiretamente ajudaram na construção desse evento. Uma corrida para envolver todos os públicos. Nossa segunda edição é reconhecidamente um sucesso, famílias e amigos percorrendo e curtindo essa paisagem que só nosso Coruripe tem”, pontuou Fabrício.

Para participar da 2ª Corrida, os inscritos doaram 1kg de alimento não perecível que será doado a famílias carentes de Coruripe, além das medalhas, houve sorteio de brindes.

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.