Campanha de Imunização contra a Covid-19 com a vacina Bivalente segue acontecendo em Coruripe

Vacina está disponível para maiores de 18 anos

Texto: Anne Rose/ Foto arquivo: Roberto Miranda

A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a Campanha de Imunização contra a Covid-19, com a vacina Bivalente Pfizer. As vacinas recebem o nome de bivalente porque tem o objetivo de imunizar a população contra a cepa original do vírus e da variante Omicron BA1 e BA2.

A vacinação está aberta para pessoas acima de 18 anos. Para poder tomar a dose Bivalente da Pfizer, é necessário ter tomado pelo menos duas doses da primeira campanha (qualquer vacina) com um intervalo de 120 dias (ou quatro meses) da última aplicação da última dose.

A diretora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde, Danyelle Cunegundes, ressaltou a importância da população ser imunizada contra a Covid, em especial com a vacina Bivalente.

“Através da vacinação, os casos graves e mortes pela doença diminuíram de forma significativa. Mas, é importante alertar a população que o vírus ainda continua circulando e contaminando. Portanto, não podemos deixar de vacinar contra as variantes, ou quem porventura ainda não tomou nenhuma dose ou não completou o esquema vacinal, precisa procurar a sua Unidade Básica de Saúde. A vacina não elimina o risco de a pessoa ter Covid, porém, ao estar imunizado a doença acontece de forma mais branda, ou seja, o paciente corre menos riscos de ter o estágio grave da doença e suas complicações”, completou a diretora do PNI.

A vacinação monovalente, que são as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 acontece nas Unidades Básicas de Saúde com dias e horários programados por cada UBS, é importante quem ainda não tomou nenhuma dose ou quem não completou o esquema vacinal procurar a Unidade para mais informações. A vacina Bivalente da Pfizer está disponível para pessoas maiores de 18 anos, também nas UBSs do município.