Animais de rua: Prefeito Marcelo Beltrão discute projeto com Grupo de Protetoras e Câmara de Vereadores

Durante reunião, foi apresentado o projeto que está sendo elaborado pela Prefeitura de Coruripe, que inclui a contratação de um castramóvel, testes para leishmaniose, entre outros,

Texto: Alê Araújo – Estagiário sob supervisão | Fotos: Roberto Miranda

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, reuniu um grupo de Protetoras, Secretaria de Saúde e Câmara para apresentar e discutir o projeto que trata sobre cuidados para animais de rua do município. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (07), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a reunião, o prefeito fez uma explanação sobre a proposta que está sendo elaborada pela Prefeitura para solucionar o problema dos animais de rua do município e, consequentemente, um problema de saúde pública.

O projeto conta com a contratação de um castramóvel, que está sendo habilitado pelo Conisul, para atender Coruripe e os demais municípios atendidos pelo Consórcio, que a longo prazo vai reduzir a natalidade destes animais. Além de abrigo provisório para os animais operados, exames de sangue e teste rápido para leishmaniose, doença contagiosa que acomete a maioria dos animais de rua.

O prefeito Marcelo Beltrão destaca a relevância do tema não só para os animais, que precisam de cuidado, como para a saúde pública. Além disso, Beltrão ressaltou a importância do envolvimento das pessoas que se sensibilizam com a causa.

“Este é um tema que sempre nos preocupou, está entre as nossas prioridades. Tivemos uma primeira reunião provocada pelo grupo das protetoras e agora voltamos com um projeto. Este é um problema que precisa ser resolvido, mas que não é fácil e depende do envolvimento de todos: poder públicos e comunidade. Então precisamos juntos definir as formas de trabalho, soluções, discutir as dificuldades antes de iniciarmos. Vamos realizar uma campanha educativa e de conscientização e a participação de vocês protetoras e de quem quiser ajudar. Iremos começar pelos animais abandonados, mas poderemos ampliar a castração para os animais de famílias de baixa renda”, pontuou o prefeito Marcelo Beltrão.

Uma das representantes do grupo Patinhas de Amor Coruripe, dona Sônia, agradeceu à Prefeitura pela sensibilidade e por tratar o tema como prioridade no município. “Eu acredito que agora que a Prefeitura vai dar o primeiro passo e eu tenho certeza de que a população vai abraçar essa causa. Eu nunca fiquei tão confiante em relação a isso como estou agora. Dá para ver que agora vai dar certo. Essa é a primeira vez que vemos a Prefeitura fazer alguma coisa em relação a esta causa. E nós que estamos aqui vamos estar de braços abertos para ajudar no que for preciso”, disse.

O secretário de Saúde, Pedro Madeiro, destacou que este problema não é exclusivo da área da saúde, e sim de toda a sociedade. “Cuidar desses animais, castrar e possibilitar que eles tenham um novo lar é muito importante. Mas temos uma preocupação muito grande com a saúde das pessoas. Abandonados nas ruas, esses animais são transmissores de doenças que podem levar pessoas a óbito. O nosso trabalho é evitar que esses animais sejam proliferadores de doenças para a população”, disse o secretário.

A reunião teve a participação do vice-prefeito Zé Enéas, da Coordenadora da Vigilância Sanitária, Priscilla Lobo, e os vereadores Dalmo Porto, Gutte Brêda, Di do Jazon e Franciney Joaquim.