Ação entre Secretaria de Saúde de Coruripe e Escola Técnica Irena Sandler leva informação à população sobre o Julho Amarelo

Foto

Mês é voltado a conscientização de luta contra as hepatites virais.


Texto: Leila Cristhina  / Fotos: Dean Almeida    

Na manhã desta quarta-feira (19) uma ação conjunta entre Secretaria de Saúde de Coruripe e a Escola Técnica de Enfermagem Irena Sandler promoveu a conscientização do Julho Amarelo: Mês de luta contra as hepatites virais. 

Durante o evento que aconteceu na Praça Dr. Castro Azevedo, alunos e equipe do Programa Melhor em Casa explicaram a definição das doenças, suas sintomatologias, formas de prevenção e tratamento para quem passava ou parava no stand. Houve distribuição de hipoclorito de sódio, aferição de pressão e testes rápidos para a detecção do vírus da Hepatite C.  

O bombeiro aposentado, João Batista, de 70 anos, não perdeu a oportunidade e fez o teste rápido para saber se tinha o vírus ou não. “Qualquer um de nós pode ter a doença, mas ficar sem saber é aumentar o perigo. Eu aconselho aos meus amigos que venham e façam, temos que saber o que se passa com o nosso corpo, sobre saúde a gente não brinca tem que se informar”, frisou.  

Para a futura técnica em enfermagem Ednilda Silva, o evento foi bastante produtivo. “Vivenciar nosso futuro profissional com uma atividade como essa ajuda diretamente nosso conhecimento, nossas técnicas e o conhecimento das pessoas que passam por aqui, por exemplo, a maioria não sabia que existe a vacina para hepatite, então, essa ação leva saúde ao próximo e a maioria quis fazer o teste, isso foi bom”, comentou.  

“A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria de Saúde é uma grande parceira da Irena Sandler. Nossos alunos contam com campos de estágio no CAPS, UPA e as UBSs e hoje com a equipe do Melhor em Casa. Nossos alunos vão continuar essa ação acompanhados da enfermeira e coordenadora do programa, Lorena Miria de Castro que também é professora da nossa escola", encerrou a diretora da escola técnica no município, Adriana Cassiano.

Compartilhe: