Abril Azul: Mês dedicado à conscientização sobre o autismo é marcado por ações da Prefeitura de Coruripe

Palestra Mais Informação Menos Preconceito foi realizada na Escola Cláudio Daniel; Ações nas salas de espera das UBSs também vão ocorrer durante todo o mês

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

Em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Secretaria de Saúde de Coruripe através do Cantinho do Autismo (Espaço da Secretaria voltado ao atendimento do autismo), vem realizando diversas ações, com o foco em levar informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nesta quarta-feira (05), o Cantinho promoveu uma palestra com o tema: Mais Informação Menos Preconceito, ministrada pela fonoaudióloga Taylline Feitosa e pela psicóloga Jacielly Souza. O momento contou com a participação dos alunos de 8º e 9º da Escola Cláudio Daniel e de pais de crianças autistas.
A coordenadora do Cantinho do Autismo e terapeuta ocupacional Bianca Verçosa, explicou o foco e como as ações estão acontecendo.

“Estamos realizando essas ações com o objetivo de levar informação à população para tentar reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista. Além da palestra de hoje que foi muito rica, estamos realizando durante todo o mês de abril ações de conscientização nas salas de espera do Laboratório Municipal, Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades”, pontuou a terapeuta.
Veridiana Lessa é mãe do Nauan que é autista e tem 5 anos, ela considera muito importante momentos como esse para disseminar informações sobre a temática.

“Eu sempre participo de tudo relacionado ao autismo, palestras, encontros e rodas de conversa, para fortalecer o meu conhecimento e poder também aprender as formas para cobrar os direitos que o meu filho enquanto autista. A sociedade precisa avançar muito no que diz respeito ao trato com pessoas com deficiência e é em momentos como esse que o preconceito vai sendo quebrado. Parabéns aos profissionais do Cantinho, que são maravilhosas”, ressaltou a mãe.

A psicóloga e palestrante Jacielly Souza, destacou a relevância dos pontos abordados. “Falamos sobre as formas de inclusão das crianças autistas nos diversos espaços da sociedade, seja na escola, nos espaços de lazer, entre outros. É muito importante a gente trazer essas discussões para a população, independente do mês, porque dia de inclusão é todo dia”, finalizou.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril de 2007, a ONU criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Por isso, o mês é chamado de Abril Azul e procura dar mais visibilidade ao tema do Transtorno do Espectro Autista.