1ª etapa da Oficina do Projeto Orla de Coruripe é concluída

A atividade foi realizada de forma participativa com questões que envolvem o ordenamento dos diferentes usos da orla marítima e estuarina

Texto: Leila Cristhina      Fotos: João Alexandre

Foi encerrada na última sexta-feira (27) a 1ª etapa da Oficina de Planejamento do Projeto Orla de Coruripe. A etapa que foi iniciada segunda-feira (23) no auditório da Secretaria Municipal de Educação contou com a participação de cerca de 40 pessoas.

As ações do Projeto estão acontecendo desde setembro e é  articulada pela Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a participação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Secretaria de Estado do Turismo, representantes de associações, colônia de pescadores, técnicos, gestores, servidores públicos, estudantes e professores que juntos debateram questões que envolviam o ordenamento dos diferentes usos da orla marítima e estuarina, a situação social, patrimonial, ambiental, turística, econômica, de saneamento e outras de interesse da coletividade.

Catiane Lima, da empresa Gapu Soluções Ambientais, contratada pela prefeitura para prestar consultoria na elaboração do Projeto de Gestão Integrado da Orla (PGI) de Coruripe, comentou sobre o momento e adesão da população. “Nossa oficina foi muito produtiva onde todos puderam com essa participação contribuir nessa construção. Estou entusiasmada, as visitas fortaleceram a visão dos moradores em relação aos trechos de orla. Após a construção das ações, cada trecho da UP1 até a UP3, apresentou o que foi construído para que fosse validado em conjunto. A próxima etapa está prevista para acontecer agora em dezembro, faremos uma atualização de todas as situações que foram observadas durante esta semana. Saliento que essa etapa de observação veio contribuir para a formulação dessas ações, anteriormente teve uma oficina preparatória para fazer o levantamento das potencialidades e problemas juntos as comunidades do litoral de Coruripe”, explicou Catiane.

As etapas realizadas na primeira oficina foram construídas pelas Unidades de Planejamento (UP) para criar ações e organizá-las quadro a quadro. Depois segue para um diagnóstico profundo para que Coruripe que possui um imenso recurso natural seja melhor adaptado respondendo o que foi observado, como exemplo, balneabilidade da água, situações desornadas, descartes de resíduos sólidos, monitoramento e fiscalização entre outros.

Por ser administrado de forma participativa o Plano de Gestão, é celebrado por Marcos da Rocha, morador da Lagoa do Pau e representante do Instituto Filhos e Amigos da Lagoa do Pau (IFALP). “Gostaria de repassar que estou satisfeito com essa abertura para nos expressarmos tanto com gestores do governo federal quanto do estadual e municipal, sobre o futuro de uma faixa litorânea tão importante como essa do nosso Coruripe, foi muito importante essa metodologia de construção por meio do diálogo, pois sabemos que obras estão acontecendo, e, é preciso saber se estão dentro do esperado”, concluiu.

O município iniciou a elaboração do seu primeiro Plano de Gestão Integrada da orla marítima (PGI), um instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental, conduzido de forma participativa, transparente e fundamentado na Política Nacional de Gerenciamento Costeiro e na metodologia do Projeto Orla ação a ser executada pela Prefeitura Municipal de Coruripe por meio da sua Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO) e do Grupo de Trabalho da Orla (GT Orla).

“O nosso objetivo é que o município de Coruripe se desenvolva, gerando renda e conservando o meio ambiente. É importante que todos divulguem o que foi feito na oficina. Foi muito bom ver essa união, tivemos uma semana intensa, porém importante para Coruripe, a sociedade é o agente transformador da nossa realidade”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno.

Seguindo o cronograma, após a consolidação dos resultados vem a 2ª Etapa da Oficina que está prevista para acontecer entre 05 e 07 de dezembro de 2023.

O PGI da Orla Marítima de Coruripe tem previsão de ser elaborado no prazo de 01 ano. De agosto de 2023 a julho de 2024. Todas as etapas serão acompanhadas pela coordenação Estadual do Projeto Orla de Alagoas e pela Coordenação Nacional do Projeto Orla.

Secom Coruripe
Izabelle Targino MTE 1314/AL