Prefeitura de Coruripe entrega alimentos adquiridos pelo PAA às famílias de baixa renda

Foram mais de 6 toneladas de produtos agrícolas como hortaliças, frutas e raízes

Texto: Salmom Lucas

A Prefeitura de Coruripe distribuiu 459 kits de alimentos para todas crianças e adolescentes cadastrados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher. Ao todo foram mais de 6 toneladas de alimentos comprados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e entregues nos dias 28 e 29 de abril.

A distribuição aconteceu nas quatro sedes dos Centros de Serviço de Convivência, localizados nos povoados de Pindorama (143 kits), Botafogo (105 kits), Barreiras (116 kits) e Pontal (95 kits). Cada kit distribuído continha abóbora, abacaxi, banana, batata doce, limão, macaxeira, mamão e maracajá.

Através do PAA, produtos agrícolas como hortaliças, frutas e raízes são comprados pela Secretaria Municipal de Agricultura diretamente dos agricultores do município – fortalecendo assim a agricultura familiar e a economia local -, para depois serem repassados pela Assistência Social.

Estiveram presentes na entrega o secretário municipal de Agricultura Alesson Lira, o chefe de gabinete Vinícius Oliveira e o servidor da Emater Carlos Eduardo.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Célia Gama, o programa desempenha um papel muito importante ao fornecer uma complementação alimentar melhor para as crianças e suas famílias. “Muitas crianças que frequentam os nossos Centros de Convivência não tem uma alimentação completa em casa e quando vão aos Centros, estão em busca também do acesso ao lanche e almoço que são fornecidos. Então, o PAA ajuda nessa complementação alimentar para as crianças e suas famílias em casa”, explicou.

Esta é a segunda entrega de alimentos do programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar na atual gestão municipal. A próxima distribuição está prevista para o dia 10 de maio, mas a data ainda será confirmada pela Emater.

Sobre o PAA

Criado pela Lei nº 10.696, para alcançar os seus dois objetivos principais, o PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina para  pessoas em situação de insegurança familiar e nutricional. Os alimentos são direcionados também à população atendida pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA, com compra direta do agricultor familiar, é executado em Alagoas pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER), na modalidade “Compra com doação simultânea” e os recursos são do Ministério da Cidadania.

O programa é uma importante ação integrada entre a prefeitura, governo estadual e federal para a inclusão produtiva rural das famílias mais pobres, além de geração de renda, desenvolvimento da economia local e uma forte política de segurança alimentar.