Prefeitura de Coruripe inicia Formação Continuada em Educação Ambiental.

A capacitação se dará em quatro encontros que vão acontecer mensalmente

Texto: Alexandro Araújo/Estagiário sob supervisão da Secom Fotos: Cidcley Ferreira

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, deu início nesta semana à Formação Continuada em Educação Ambiental voltada para coordenadores pedagógicos e articuladores ambientais da rede municipal. A iniciativa dialoga com a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, Lei Nº 9.795, na qual é estabelecido a obrigatoriedade de promover a Educação Ambiental (EA) “em todos os níveis de ensino e garantir a formação continuada para educadores”.

O primeiro, dos quatro encontros que irão acontecer mensalmente através de plataforma online, teve como tema “Introdução à Educação Ambiental”, foi ministrado por Rennisy Rodrigues Cruz, professora gestora Ambiental, mestranda e doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco. O encontro contou com 22 coordenadores, incluindo a secretária do Meio Ambiente e Turismo de Coruripe, Luana Spotorno e o secretário da Educação, Djalma Barros.

meio ambiente luanna (1)

Segundo a professora Rennisy Rodrigues, as formações continuadas também serão postas em prática com os conhecimentos obtidos e o público alvo, como coordenadores e professores que vão elaborar projetos de Educação Ambiental nas escolas.  Algumas escolas tinham projetos, mas agora irão retomar algumas ações e estruturar mais concepções para outros colégios.

Destacando a importância da Educação Ambiental atualmente, a secretária Luana Spotorno assinala que além de ser uma obrigatoriedade legal, o tema tem uma função muito importante do ponto de vista de mudança do comportamento, de postura das nossas crianças e futuros adultos. “É dentro da Educação Ambiental que poderemos implementar essas mudanças que a gente tanto precisa e quer na sociedade”, encerrou.