Prefeitura de Coruripe volta a emitir Guia de Trânsito Animal no município

Os criadores podem retirar a GTA no Centro de Coruripe e em Pindorama

Texto: Anne Rose

A Prefeitura de Coruripe voltou a emitir, nesta semana, a Guia de Trânsito Animal (GTA). O documento pode ser retirado na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Pindorama, e no escritório da Secretaria, localizada na antiga escola Inácio de Carvalho, no Centro da cidade.

A guia é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito interdistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros). Ela permite aos serviços de defesa agropecuária realizarem o controle, evitando assim a introdução de doenças que possam colocar em risco a população ou causar prejuízos aos produtores/criadores.

O trânsito de animais é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de doenças nos rebanhos. O controle da movimentação se torna essencial para evitar a entrada de enfermidades nas regiões.

“Todos os criadores que prezam pela qualidade do seu rebanho devem retirar a GTA, cuja finalidade principal é manter nosso município e o Estado seguro em relação às doenças animais. Quando o animal é transportado com a documentação sanitária atualizada representa que ele está em boas condições de saúde, gerando assim lucro para seu proprietário, credibilidade para quem transporta ou compra e segurança para todos. Portanto, quem for pego transportando animais sem a guia está sujeito à multa e pode ter a sua carga apreendida”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Alesson Lira.

Para retirar o documento, proprietários ou transportadores devem procurar o escritório da Secretaria de Agricultura, no Centro de Coruripe ou a sede da secretaria em Pindorama e levar os documentos de identificação, como CPF e RG, para quem não tem cadastro é importante levar além dos documentos de identificação, o documento da propriedade.

Serviço:

Emissão Guia de Trânsito Animal

Dias: Segunda à sexta-feira

Horário: 8h às 12h – 13h às 16h

Locais: Escritório da Sec. de Agricultura – Antiga Escola Inácio de Carvalho – Centro e Sede da Sec. de Agricultura – Pindorama

Documentos necessários: CPF e RG do Produtor/Criador (Caso não seja cadastrado levar também o documento da propriedade).