
Os novos cadastros iniciam na próxima segunda-feira, dia 05 de abril, e serão realizados de forma itinerante em diversas localidades do município
Texto: Salmon Monteiro/ Foto: Roberto Miranda
A Prefeitura de Coruripe divulgou o calendário para novos cadastros do Cartão Cria, programa de transferência de renda do Governo do Estado. A partir do dia 05 de abril, gestantes e crianças de 0 a 2 anos serão contempladas com a mobilização, que visa facilitar o acesso das beneficiárias e evitar aglomerações.
Na primeira etapa do mutirão, realizada entre os dias 25 de fevereiro e 10 de março, focada apenas nas gestantes, foram 168 grávidas cadastradas e que já começaram a receber o benefício. E desde o início do Programa Criança Alagoana em Coruripe, foram 286 cadastros.
Para se cadastrar, as gestantes em situação de vulnerabilidade social precisarão levar caderneta de gestante, cartão SUS, RG e CPF, comprovante de residência, cartão do Programa Bolsa Família (PBF) e NIS. Caso a gestante não seja beneficiária do Bolsa Família, ela precisa estar inserida no Cadastro Único para ter acesso ao NIS. Se o cadastro do Bolsa Família da gestante for de outro município e ela estiver residindo em Coruripe, a beneficiária precisará transferir o cadastro para Coruripe, esperar 15 dias, para poder, então, se cadastrar no Cria.
Já para o cadastro das crianças de 0 a 2 anos, o responsável deve levar o cartão do Bolsa Família, além do seu RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Já a documentação da criança consiste na certidão de nascimento, cartão de vacina e cartão do SUS.
Os atendimentos de forma itinerantes são realizados por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O formato descentralizado tem como objetivo evitar que as gestantes, crianças e responsáveis precisem se deslocar de povoados mais distantes até a sede da Secretaria, evitando assim aglomerações e que se exponham aos riscos da Covid-19.
Confira o calendário
Dias 05, 06 e 07 de abril: Beneficiárias de Miaí de Cima, Miaí de Baixo, Areias, Romeiros e todos as UBS de Coruripe
Local: Sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Boa Vista, próxima ao Mercado Público.
Horário: das 8h às 12h.
Dias 08 e 09 de abril: Beneficiárias de Pindorama, Botafogo, Bonsucesso, Santa Teresinha, Alto Piauí, Mangabeira e Conceição
Local: Centro Social, localizado na Rua Mende Sá, em Pindorama, vizinho ao salão da Mena.
Horário: das 09h às 12h.
Dias 12, 13 e 14 de abril: Continuação dos beneficiários de Miaí de Cima, Miaí de Baixo, Areias, Romeiros e todos as UBS de Coruripe
Local: Sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Boa Vista, próxima ao Mercado Público.
Horário: das 8h às 12h.
Dia 15 de abril: Beneficiárias do Pontal de Coruripe
Local: No CRAS do povoado, localizado na Rua Macário Neto Beltrão Lessa.
Horário: das 09h às 12h.
Dia 16 de abril: Beneficiárias de Barreira
Local: Centro Assistencial, onde funciona o serviço de convivência.
Horário: das 09h às 12h.
Dia 19 de abril: Continuação das beneficiárias de Miaí de Cima, Miaí de Baixo, Areias, Romeiros e todos as UBS de Coruripe
Local: Sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Boa Vista, próxima ao Mercado Público.
Horário: das 8h às 12h.
Dia 19 de abril: Reunião com as gestantes de Pindorama que foram cadastradas no Cria.
Tema: “Condicionalidades do programa”. Será no Centro Social, localizado na Rua Mende Sá, em Pindorama, vizinho ao salão da Mena.
Horário: Às 14h30.
Dia 20 de abril: Beneficiárias do Poxim
Local: UBS Poxim.
Horário: das 09h às 12h.
Dias 22 de abril: Beneficiários da Lagoa do Pau
Local: UBS Lagoa do Pau.
Horário: das 09h às 12h.
Dias 23, 26, 27, 28 e 29 de abril: Continuação dos cadastros na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Boa Vista, próxima ao Mercado Público.
Horário: das 8h às 12h.
Dia 30 de abril: Reunião com as gestantes de Coruripe que foram cadastradas no Cria.
Tema: “Condicionalidades do programa”. Será na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Boa Vista, próxima ao Mercado Público. Horário: Às 9h.
Sobre o Cria
O Programa Criança Alagoana é uma Política pública de caráter intersetorial, estruturada a partir da integração de ações nas áreas da Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social. Seu objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, período que vai desde a gestação até os 6 (seis) anos, englobando os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, levando em consideração sua família e seu contexto de vida.
O objetivo do sistema de transferência de renda tem como meta atender de forma integrada as crianças em situação de pobreza e extrema pobreza nos primeiros 1.000 dias de vida (período que soma os 270 dias de gestação aos 730 dias até que o bebê complete 2 anos de idade), por meio de apoio financeiro temporário à gestante, com acompanhamento familiar de saúde e assistência social, fortalecendo as ações do Programa Criança Alagoana, do Governo do Estado de Alagoas.