Programa de Controle do Tabagismo retoma atendimentos e abre novas inscrições

Medicamentos essenciais para o tratamento também estão disponíveis na Secretaria Municipal da Saúde e atendimentos acontecerão de forma remota

Texto: Salmon Monteiro

O Programa de Controle do Tabagismo retomou as atividades e os atendimentos serão remotos, por causa da pandemia da Covid-19. Os medicamentos, essenciais para o tratamento, já estão disponíveis também na Secretaria Municipal da Saúde de Coruripe (SMS).

Os interessados em participar do programa devem se cadastrar na Secretaria, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Basta apenas levar um documento com foto, cartão do SUS, informar endereço e número do telefone.

Os acompanhamentos irão acontecer de forma remota e individual, por meio de ligações telefônicas ou mensagens pelo WhatsApp. A equipe da Saúde também entrará em contato com o usuário para agendar a entrega dos medicamentos, que consistem em adesivos de nicotina e bupropiona, uma associação eficaz no tratamento do tabagismo.

Antes da pandemia, o programa chegou a atender mais de 1000 pessoas interessadas em acabar com o vício do cigarro, com terapias de grupo, individual, medicação oral e uso de nicotina. O Núcleo de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal da Saúde de Coruripe estima que 20% do total de usuários do programa conseguiram deixar o vício de forma total ou parcial.