Prefeitura de Coruripe inicia instalação do Laboratório Municipal de Análises

Em plena atividade, equipamento de saúde vai realizar 9 mil exames/mês em 46 tipos

Texto e fotos: Roberto Miranda/Secom Coruripe

Em breve, os pacientes de Coruripe terão ao alcance um moderno equipamento de saúde, totalmente de graça, o Laboratório Municipal de Análises. A reforma e ampliação do prédio já iniciou. Em pleno funcionamento, estão previstos 9 mil exames/mês em 46 tipos. A capacidade de atendimento diária será de 70 pacientes.

De acordo com o biólogo Dr. Erlon Oliveira, integrante da equipe técnica, com o Laboratório em pleno funcionamento, a Saúde Pública de Coruripe terá um ganho significativo. Além de tratar com mais agilidade os pacientes.

“Quem vai ganhar com este equipamento é o paciente de Coruripe. Um investimento que toda administração deveria fazer. Vamos proporcionar maior assistência à população. Os pacientes não precisarão mais sair da cidade em busca de exames. Além do diagnóstico precoce dos pacientes oncológicos e o maior controle dos pacientes diabéticos. Uma série de benefícios com um leque de 46 exames que serão disponibilizados totalmente de graça”, explicou Oliveira.

Para o secretário de Saúde Marcius Beltrão, um atendimento que vai gerar benefícios para o povo e uma economia enorme de recursos públicos para a administração, que vai deixar de contratar serviços em laboratórios privados.
 Além disso, com a instalação, a cobertura aos pacientes coruripenses será ampliada significativamente.laboratório (1)

“Estamos instalando em Coruripe um laboratório próprio para atender de forma gratuita toda a população. Isso vai dar suporte às Unidades de Básicas de Saúde para tratar todos os pacientes em todas as regiões do município, seja na cidade, ou nos povoados. Vamos tratar o cidadão dentro da sua casa, melhorando a qualidade de vida, o acesso à saúde e o acompanhamento clínico de forma permanente. E como consequência, ampliando os indicadores de saúde”, avalizou o secretário.

Exames que serão realizados

Albumina; Amilase; Alfa 1 Glicoproteína Ácida; Aslo; Baciloscopia para Tuberculose e Hansen; Beta HCG; Hemograma Completo; Bilirrubinas (total, direta e indireta); Cálcio; Creatina-Fosfoquinase (CPK); CBMB; Creatinina; Colinesterase; Desidrogenase Láctica (LDH); Fosfatase; Alcalina; Fator Reumatoide; Fósforo;  Ferro Sérico; Grupo Sanguíneo/Fator RH; Gama GT; Glicose; Glicemia Pós Prandial; Magnésio; Parasitológico de Fezes Amostra Única; Parasitológico de Fezes Amostra 03 amostras;  Pesquisa Sangue Oculto; Pesquisa para Hanseníase; Potássio; PCR; Proteínas Totais; Proteínas Totais e Frações; Sódio;  Sumário de Urina; Troponina; TGO/TGP; VDRL; VHS e Zinco.