Cartão Cria: Prefeitura de Coruripe divulga calendário para cadastros de gestantes em Coruripe

Os cadastros iniciam nesta quinta-feira (25) e serão realizados de forma itinerante em diversas localidades do município para atender as gestantes mais próximas de duas residências; Confira o cronograma.

A partir desta quinta-feira (25) a Prefeitura de Coruripe irá iniciar o cadastro das gestantes do município para o recebimento do Cartão Cria, programa de transferência de renda do Programa Criança Alagoana, do Governo do Estado. Para facilitar o acesso das gestantes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e da Mulher fará os cadastros de forma itinerante, em diversas localidades do município.

Em Coruripe, as primeiras 85, cadastradas no ano de 2020, receberam os cartões no dia 9 de fevereiro e já começaram a receber o benefício. Agora, a Secretaria Municipal de Assistência Social dá início aos novos cadastros, que será feito de forma descentralizada, evitando que as gestantes, público-alvo desta primeira etapa, precisem se deslocar de povoados mais distantes até a secretaria.

Para se cadastrar, as gestantes em situação de extrema vulnerabilidade social precisarão levar caderneta de gestante, cartão SUS, RG e CPF, comprovante de residência, cartão do Programa Bolsa Família (PBF) e NIS. Caso a gestante não seja beneficiária do Bolsa Família, ela precisa estar inserida no Cadastro Único para ter acesso ao NIS. Se o cadastro do Bolsa Família da gestante for de município e ela estiver residindo em Coruripe, a beneficiária precisará transferir o cadastro para Coruripe, esperar 15 dias, para poder, então, se cadastrar no Cria.

Confira o Calendário

Dia 25 e 26 de fevereiro: Gestantes dos povoados Pindorama, Botafogo, Bonsucesso, Santa Terezinha, Alto Piauí e Baixo Piauí devem realizar o cadastro no Centro Assistencial da Pindorama, localizado na Rua Mem de Sá, ao lado do Salão da Mena.

Horário: das 09h às 12h

Dia 03 de março: Gestantes de Coruripe, Miaí de Cima, Miaí de Baixo, Areias, Romeiro, Lagoa do Pau e Poxim devem realizar o cadastro na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada próximo ao Mercado Público.

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 16h

Dia 04 de março: Gestantes do Pontal devem realizar o cadastro no CRAS do Pontal.

Horário: das 09h às 12h

Dia 05 de março: Gestantes das Barreiras devem realizar o cadastro no Centro Assistencial das Barreiras.

Horário: das 09h às 12h

Dia 10 de março: Gestantes de Coruripe, Miaí de Cima, Miaí de Baixo, Areias, Romeiro, Lagoa do Pau e do Poxim devem realizar o cadastro na sede da Secretaria de Assistência Social.

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 16h

A partir do dia 10 de março, os cadastros podem ser feitos também todas as quartas e quintas-feiras na sede da Secretaria de Assistência Social, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Próximas etapas

Além das gestantes, o Cartão Cria contempla também bebês de 0 a 6 meses, bebês de 6 a 24 meses, crianças de 2 a 5 anos e crianças portadoras da síndrome do Zika Vírus. Os próximos cronogramas de cadastros acontecerão em abril para crianças de até dois anos e em maio crianças de até 5 anos. A meta para Coruripe é de 2800 cadastros.

Sobre o Cria

O Programa Criança Alagoana é uma Política pública de caráter intersetorial, estruturada a partir da integração de ações nas áreas da saúde, educação e assistência e desenvolvimento social, com objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, período que vai desde a gestação até os 6 (seis) anos de idade, englobando os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais e levando em consideração sua família e seu contexto de vida.

O objetivo do sistema de transferência de renda tem como meta atender de forma integrada as crianças em situação de pobreza e extrema pobreza nos primeiros 1.000 dias de vida (período que soma os 270 dias de gestação aos 730 dias até que o bebê complete 2 anos de idade), por meio de apoio financeiro temporário à gestante, com acompanhamento familiar de saúde e assistência social, fortalecendo as ações do Programa Criança Alagoana, do Governo do Estado de Alagoas.