Prefeitura promove capacitação em defesa pessoal para agentes de trânsito de Coruripe

Curso foi realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Suprimentos em parceria o IFAL Coruripe e Academia Vicente Júnior Team Brasil

Secom Coruripe

Paciência, educação, prevenção e autodefesa foram as palavras-chave que nortearam a capacitação em defesa pessoal destinada aos agentes de trânsito de Coruripe. O curso, promovido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Suprimentos (SMTTS), aconteceu no último sábado (06).

O treinamento foi realizado em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe, e aconteceu na quadra poliesportiva da instituição. O evento teve como objetivo ensinar os agentes a mediarem conflitos e saberem se defender em casos extremos, em que o infrator parta para agressão física, no sentido de saber imobilizá-lo até que chegue uma autoridade competente para tomar as devidas providências, entre outras situações da rotina diária de trabalho.

Ministrada pelos instrutores Carlos Eduardo, Wellington Cerqueira e Rubens Thiago, faixas pretas em Jiu-jitsu e integrantes da Academia Vicente Júnior Team Brasil, a capacitação foi dividida em dois turnos. Na parte da manhã foram repassados conhecimentos teóricos sobre a diferença entre defesa pessoal e autodefesa, momentos específicos em que devem ser aplicadas, e quais são as artes marciais usadas para a defesa pessoal e autodefesa.

Já no período da tarde, os agentes receberam conhecimentos práticos. O conteúdo contou com técnicas delivrar as mãos quando seguradas pelo agressor, domínios por cima do agressor, defesa de um tapa lateral ou um soco, imobilização do pescoço, imobilização dos braços, chaves de braço, entre outros ensinamentos.

WhatsApp Image 2021-02-06 at 21.00.49Para o secretário da SMTTS, Geyson Silva, a importância da capacitação é imensurável, pois como a constituição não permite que os agentes trabalhem armados, ficam vulneráveis a qualquer intercorrência durante as fiscalizações.

“A capacitação vai melhorara condição de trabalho dos nossos agentes, garantindo assim mais segurança para eles. Nesse período do feriado carnavalesco, por exemplo, em que há um excesso de consumo de bebidas alcoólicas, os agentes ficam mais expostos durante abordagens em que o cidadão às vezes não reconhece as infrações cometidas e partem para a agressão”, refletiu.

Quem ficou muito satisfeito com o treinamento foi o agente de trânsito Cleber Medeiros, que atua na profissão há 11 anos e que, segundo ele, nunca havia sido realizado um curso nesse segmento.

“Até então nunca havíamos tido acesso a esses conhecimentos, que irão nos ajudar bastante ao nos depararmos em momentos acaloradas inerentes ao trabalho de fiscalização. No dia a dia passamos por muitas situações de ameaça, agressão e até de degradação do patrimônio. O curso trouxe uma bagagem para nos deixar mais preparados para lidar em situações conflituosas”, relatou.

Cleber afirmou ainda que todos os colegas saíram muito satisfeitos. “Todo mundo gostou. Cursos desse nível nos dão condições para trabalhar com mais experiência de modo a salvaguardar a nossa vida diante de problemas que encontramos no trânsito”, concluiu.

Ao todo 20 agentes foram capacitados. Todos os meses, a SMTTS estará oferecendo treinamento aos agentes de trânsito. O próximo será no final de março, sobre direção defensiva, ofensiva e abordagem ao cidadão.