Prefeitura de Coruripe inicia programa de capacitações para profissionais da Saúde do município

O programa já capacitou dentistas, auxiliares de consultório dentário, e está finalizando a capacitação com os agentes comunitários de saúde

Secom Coruripe

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem promovendo, desde a última semana, capacitações voltadas para os profissionais da saúde. A formação, que já foi realizada com dentistas e auxiliares de consultório dentário, e está finalizando a capacitação com os agentes comunitários de saúde, tem como objetivo, atualizar os conhecimentos sobre a Política Nacional da Atenção Primária, melhorar o atendimento à população e fortalecer a Saúde do município.

As capacitações com os agentes comunitários estão sendo realizadas por localidades e a última turma será com os agentes comunitários de saúde do Poxim. Durante o treinamento é reiterado o papel dos agentes dentro do Programa de Saúde da Família suas obrigações, deveres, princípios da humanização na atenção à saúde.

Além disso, os agentes também estão recebendo orientações e atualizações sobre como estavam em relação aos indicadores de saúde, a exemplo de número de cadastros, números de visitas, acompanhamento das condicionalidades do bolsa família, identificações de doentes crônicos, orientação sobre vacinas, cadastro e acompanhamento das gestantes, entre outros.

WhatsApp Image 2021-02-05 at 18.42.00A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Nascimento, explica que uma das premissas da atual gestão é de levar conhecimento para atualizar e aperfeiçoar os trabalhos dos profissionais da saúde, garantindo assim um atendimento cada vez melhor para a população.

“É por meio do aprimoramento do conhecimento que os servidores estarão mais capacitados para prestar um serviço de qualidade à população. Desde o dia 1º de janeiro estamos trabalhando para tornar os serviços oferecidos aos coruripenses mais eficientes”, destacou Carmem.

Ao todo, 122 agentes comunitários serão contemplados com as capacitações, que estão sendo ministradas pela coordenadora Carmem Nascimento e Marcelo Santos, gerente de Sistemas da Saúde.

Em seguida será a vez dos técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos contemplados com os treinamentos. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que todos esses profissionais sejam capacitados até o final de fevereiro.