Coronavírus: Prefeitura de Coruripe inicia vacinação de idosos acima de 85 anos

Vigilância em Saúde avisa que todos deste grupo prioritário serão imunizados em suas residências

Secom Coruripe 

A casa de número 50 fica localizada na Rua Lima Castro, bem ao lado da Igreja Matriz. Lá dentro, o cheiro das flores toma conta do ambiente e bem no centro de sala, Dona Donzinha, como é conhecida, ao lado da neta e do filho, esperam ansiosos. Para ela, o momento é de festejar!! Bem vestida e maquiada, usando máscara, com os cabelos branquinhos bem penteados e na véspera de completar 99 anos, Maria José Barreto Lessa aguarda. A matriarca da família é a primeira idosa imunizada de Coruripe contra o Coronavírus.

Lúcida e esbanjando serenidade, ao ser questionada sobre a vacina, ela disse: “Estou muito feliz. E quando será a segunda dose?”.

Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Coruripe iniciou a vacinação contra o Coronavírus dos idosos acima de 85 anos, seguindo orientação do Ministério da Saúde. O Município recebeu no total 300 doses da Oxford/AstraZeneca. Segundo a Vigilância em Saúde, o segundo lote é o suficiente para atender o grupo prioritário.

“Cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde possuímos 275 idosos acima de 85 anos. Logo, as doses enviadas para Coruripe são o suficiente para atender este grupo prioritário. Outro informe importante é que vamos trabalhar com a busca ativa. Os idosos e seus familiares não precisam sair de casa para ir aos postos. Os agentes irão nos domicílios explicar como tudo funciona. Em seguida, enviaremos as equipes de vacinação até o domicílio”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Gilvana Xavier.

Para o secretário de Saúde de Coruripe, Marcius Beltrão, o momento é para comemorar, ter cautela e seguir com as medidas sanitárias de combate ao vírus. “É uma satisfação muito grande vacinar a primeira idosa de Coruripe. Estou contente com o momento em que estamos trabalhando pelos nossos idosos. Eles são importantes e devemos fazer de tudo pelo bem estar de todos. Ao tempo, reforço que devemos seguir com as medidas de prevenção contra o Coronavírus. A vacina chegou, já é um grande passo. Mas, a pandemia continua e o imunizante ainda vai demorar um pouco para alcançar todos os grupos”, observou.

O prefeito Marcelo Beltrão também acompanhou a vacinação da primeira idosa imunizada de Coruripe contra o Coronavírus. “É muito emocionante participar deste momento. Esperamos o mais rápido possível alcançar 100% de cobertura vacinal e se livrar desta doença. Quero deixar meus agradecimentos aos profissionais que estão lutando contra o Coronavírus. Vamos vencer, com fé em Deus”, afirmou.

Vacinação dos profissionais da Saúde

Paralelo à vacinação dos idosos, profissionais da Saúde também receberam a primeira dose do segundo lote de vacinas enviadas para Coruripe. Ao todo, o Município recebeu 160 doses da CoronaVac. Nesta segunda remessa, foram imunizados médicos, odontólogos e enfermeiros.