Prefeito Marcelo Beltrão e Capitão dos Portos discutem projeto de recuperação do Farol de Coruripe

Durante visita ao Farol no Pontal de Coruripe, o prefeito Marcelo Beltrão acompanhou a vistoria e tratou sobre a revitalização de toda a área com o Capitão de Fragata Wendel Petrocelli

Secom Coruripe

Visita Farol (2)Durante a visita, o prefeito Marcelo Beltrão expôs sua preocupação com a degradação de um símbolo tão importante para o município e reforçou a intenção da Prefeitura em firmar uma parceria com a Capitania dos Portos para recuperar, não somente o Farol, mas também a área em seu entorno.

“Esse é um dos locais mais visitados do nosso município e todos que chegam aqui vêm até o Farol. Este é o local de passagem de todos que vão para a Praia e está muito degradado. Muita gente se decepciona quando chega aqui e nós queremos mudar isso. Por isso convidei o Capitão dos Portos para que fosse verificado in loco a situação e discutirmos de que formas podemos trabalhar, em conjunto, para fazer a restauração do Farol e, também, tratar de um projeto maior, que é a revitalização de toda a área do entorno”, disse o prefeito.

Após ouvir os projetos do gestor e observar a estrutura no local, o capitão de Fragatas Wendel Petrocelli afirmou que a Capitania tem um planejamento para a recuperação dos faróis do Estado e parabenizou a intenção da nova gestão municipal.

“O Farol de Coruripe, assim como os demais, tem a função de sinalizar a eficácia neste sentido é de 100%. Mas aqui ele está localizado em um ponto turístico e está realmente degradado, precisando de manutenção. Nós temos na Capitania o projeto de recuperação dos Faróis, mas vindo a parceria da Prefeitura com a Capitania, a gente pode antecipar o processo”, disse o capitão de Fragatas.

Projeto abrange o entorno do Farol

WhatsApp Image 2021-01-22 at 16.41.45Ainda durante a visita, o prefeito Marcelo Beltrão, acompanhado de um dos engenheiros do município, Carlos Oliveira, tratou sobre o projeto que pretende recuperar e fazer melhorias em toda a área da orla que fica no entorno do Farol. O projeto está sendo produzido e será apresentado à Capitania dos Portos.

“A primeira etapa será recuperar o Farol, com serviços na parte estrutural e pintura. Mas nós temos um projeto maior, que é revitalizar e fazer melhorias em todo o entorno, deixando mais atrativo e com a beleza e estrutura que o Pontal merece. Então estamos preparando o projeto completo e levaremos para a análise da Capitania dos Portos e demais órgãos envolvidos”, disse o prefeito.

Sobre o Farol

O Farol de Coruripe é um dos seis existentes no Estado de Alagoas. Possui 20 metros de altitude e 10 metros de altura focal. Foi inaugurado em 1948 com o sistema inicial de gás acetileno e está localizado na Ponta do Coruripe na cidade de Coruripe – AL. Foi eletrificado em 1974. Em 2007 foi retirado o quadro elétrico, ficando apenas com a energia de bateria.