Coruripe: Especialista orienta população a manter os cuidados com o Coronavírus mesmo com a chegada da vacina

Entre o dia 1º de janeiro até esta quarta (20), Coruripe registrou 111 novos casos de Coronavírus. Centros de Triagem da Secretaria Municipal de Saúde continuam com atendimento das 07hàs 16h, de segunda a sexta

Secom Coruripe
Fotos: Roberto Miranda

WhatsApp Image 2021-01-20 at 18.42.06Enfim, temos uma vacina. Mas isso não quer dizer que devemos relaxar com as medidas de prevenção e no combate ao Coronavírus. Até porque, o imunizante neste momento deverá alcançar grupos definidos pelo Ministério da Saúde. São os chamados prioritários, que vão desde os profissionais da saúde, passando por idosos e indígenas. Por isso, devemos continuar seguindo todos as medidas de prevenção ao COVID-19.

É o que explica o médico do Centro de Triagem Covid-19 da Pindorama, Ronald Ferreira. “Todos nós precisamos continuar fazendo o que já fazíamos antes. Uso da máscara, álcool em gel. Na falta, lavar as mãos com detergente por 40 segundos. E preservar o distanciamento social. Essas são algumas medidas primordiais para evitarmos o contágio”.
O especialista ainda acrescentou que a consciência neste momento deve ser colocada em primeiro lugar, sempre pensando no bem estar coletivo. “Ao primeiro sintoma, evite sair de casa e procure um dos centros de triagem. Não se preocupem com questões relacionadas ao trabalho. Lá o paciente é orientado e recebe atestado médico para justificar a ausência”.

Entre 1º de janeiro e 20, o município registrou 111 novos casos do Coronavírus. Em Coruripe existem dois Centros de Triagem Covid-19 prontas para atender os pacientes e casos suspeitos. Na zona urbana, a Unidade fica na Praça Moacir Beltrão de Castro (Praça do Hospital), ao lado da base do Samu. Já na zona rural, Pindorama e aldeias, quem apresentar os sintomas do Coronavírus deve se dirigir até a Unidade Mista ao lado do PSF Pindorama Centro, localizada no antigo hospital. O horário de funcionamento é das 07h às 16h, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana o paciente deve se dirigir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA de Coruripe).

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica de Coruripe, Carmem Nascimento, apesar do pouco tempo de trabalho da nova equipe da Secretaria Saúde, um dos vários problemas encontrados foi corrigido de imediato.

“Conseguimos contratar nove médicos plantonistas exclusivos para atender nas duas unidades gripais. Corrigimos uma distorção que durou meses. Não houve contratação de médicos para o combate aoCovid-19 na gestão passada. Antes, os médicos dos PSF’s eram deslocados para atender nos Centros de Triagem. Isso acabava por desfalcar o atendimento à população na rede primária. Algo que não deveria ser feito, deixando uma boa parte da população sem atendimentos nos Postos de Saúde”, afirmou.