Prefeitura de Coruripe inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica

A Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica. A Secretaria garantirá a imunização de 4644 cães e 2212 gatos contra a raiva com a Campanha 2020, que começou segunda-feira (30) e vai até 15 de dezembro.

Neste ano, a Campanha será realizada em etapas e cada bairro terá sua data específica, medida que vai ampliar o acesso da população de forma segura.

Deverão ser vacinados cães e gatos com mais de 03 meses, exceto fêmeas prenhas, no cio ou lactantes. Recomenda-se que os animais sejam levados em guias/coleiras ou focinheira (animais bravos).

“Precisamos da ajuda de todos para conquistar que se cumpra essa agenda tão importante para Coruripe. Graças à vacinação, a raiva em cães e gatos tem sido controlada no Brasil ela é segura e fundamental para esse controle”. Destaca a enfermeira, Andressa Vasconcelos.

Em Coruripe, não há registro de raiva em animais e em humanos. Para manter este controle, a Prefeitura de Coruripe e as equipes da Saúde pede que a população fique atento às redes sociais para saber as datas da Campanha ou procure a secretaria!

Os postos de atendimento estarão funcionando de segunda à sexta das 09h00 às 12h00, 14h00 às 16h00, e nos sábados das 08h00 às 12h00, 14h00 às 16h00.

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Em alguns países está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido, em outros está apenas controlada, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção.