Prefeitura de Coruripe adere a campanha Dezembro Vermelho

A Prefeitura Municipal de Coruripe abraça o Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a prevenção da AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A campanha busca estabelecer ações voltadas para a prevenção contra HIV/AIDS, além de outras DSTs. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atua rotineiramente com ações de conscientização sobre o tema.

A mobilização nacional em torno do Dezembro Vermelho conta com parcerias entre o poder público, sociedade civil e organizações internacionais para o enfrentamento da epidemia, contribuindo com as ações contínuas de prevenção, cuidado e tratamento, obedecendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prevenção combinada do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis associa diferentes métodos, concomitantemente ou em sequência, de acordo com as características e o momento de vida de cada pessoa.

Entre os métodos que podem ser combinados, está a testagem regular para o HIV, que pode ser feita gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os testes podem ser realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Maceió. Nos anos anteriores foram promovidos também pela SMS, em parceria com o CTA, na Praça Castro Azevedo. Os casos detectados foram encaminhados para serem tratados nas Unidades Básicas de Saúde.

Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, não foi possível realizar a campanha na praça ou em outras localidades, como nos anos anteriores, para evitar aglomeração devido a pandemia do novo coronavírus.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1º de Dezembro, foi criado pela Assembléia Mundial de Saúde, em Outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. O objetivo desta data é estabelecer comunicação com a sociedade, promovendo a troca de informações, dando ênfase à prevenção bem como ao combate à discriminação.