Biblioteca Municipal Dr.º Luiz Ramalho dos Reis é beneficiada pelo programa Conecta Biblioteca, da Ong RECODE

A Biblioteca Pública Municipal Dr.º Luiz Ramalho dos Reis em Coruripe foi uma das selecionadas pelo programa Conecta Biblioteca, da Ong RECODE. O programa tem como objetivo fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas e incentivar o papel desses espaços no desenvolvimento das comunidades.

O Conecta Biblioteca lançou uma convocatória para selecionar 108 bibliotecas públicas em todo o Brasil e as Bibliotecas Municipais de Campo Alegre, Quebrangulo, Coruripe, Santana de Ipanema e Lagoa da Canoa estão entre as dezenas de bibliotecas públicas de todo o Brasil selecionadas pelo programa.

A iniciativa faz com que mais bibliotecas sejam incentivadas como espaços multiculturais, além de inserir esses espaços numa rede de transformação social, que reconhece a biblioteca como espaço vital para o desenvolvimento humano. O resultado foi divulgado no site da ONG Recode: http://recode.org.br/resultado/

Sobre o programa Conecta Biblioteca

Iniciativa da ONG Recode e da Caravan Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates e apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, o Conecta Biblioteca tem o intuito de incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas. A ideia principal é aproveitar melhor os recursos tecnológicos dos espaços para a promoção de conhecimento e geração de oportunidades, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade.

Trata-se de melhorar a percepção de valor que a sociedade brasileira, principalmente os jovens, atribui às bibliotecas públicas, com ações que destacam o papel desses espaços como local de acesso a informação e educação. A contribuição do programa é com o desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade, especialmente de jovens em situação de vulnerabilidade social. Adicionalmente, o programa também visa contribuir com o fortalecimento da rede nacional das bibliotecas.

O programa oferece aos bibliotecários e profissionais desses espaços uma capacitação de dois anos, com módulos presenciais e a distância, em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.