Competências


Ao Gabinete do Prefeito cumpre ao Chefe do Poder Executivo na prática de atos de gestão e demais assuntos de sua competência. 

Ao Vice-Prefeito compete substituir o Prefeito em sua ausência e auxiliar. 

Tem por finalidade a representação judicial e extrajudicial do Município de Coruripe, como advocacia geral, cabendo-lhe essencialmente, as atividades de Consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo Municipal.

Tem a finalidade de assistir direta e imediatamente o Chefe de Poder Executivo no desempenho de suas atribuições, coordenar, orientar, acompanhar e fiscalizar ações administrativas, programas e projetos Municipais. 

Tem por finalidade definir diretrizes, promover, coordenar, acompanhar e avaliar planos e projetos relativos à gestão de pessoas em todos os seus processos, a logística com sustentabilidade, considerando o controle e o acompanhamento do patrimônio e dos gastos públicos e a modernização da gestão da Administração Pública Municipal, de forma a garantir a melhoria contínua e a inovação;

Formular, promover, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as políticas de gestão de pessoas, contemplando o sistema de carreiras, remuneração, recrutamento, seleção, capacitação, reciclagem continuada, direitos e deveres do servidor, histórico funcional dos servidores públicos, evolução quantitativa e qualitativa do quadro de pessoal e auditoria da Folha de Pagamento do Município, visando à melhoria dos serviços prestados aos cidadãos;

Promover e coordenar concursos públicos no âmbito da Prefeitura Municipal de Coruripe, supervisionando e acompanhando as diversas fases de sua execução;

Coordenar as atividades dos sistemas municipais de recursos materiais, de patrimônio, de pessoal e de assistência ao servidor.

A Secretaria Municipal de Administração exerce suas atividades através dos seguintes departamentos e assessorias sob sua subordinação:

  • Segurança Patrimonial
  • Patrimônio Público
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia da Informação
  • Portal da Transparência

A Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico é um Órgão diretamente ligado ao Chefe do Poder Executivo tendo como âmbito de ação o planejamento, a coordenação, a execução e o controle das atividades referentes aos departamentos financeiros e a elaboração dos Programas Anuais, Programação Financeira de Desembolso, Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, em articulação com a Assessoria de Planejamento e Controle Interno e demais órgãos da Prefeitura, especificamente, com os elementos fornecidos pelas demais secretarias e autarquias municipais.

A Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico exerce suas atividades através dos seguintes departamentos e assessorias sob sua subordinação:

  • Contabilidade
  • Tesouraria
  • Coordenadoria Municipal de Tributos
  • Espaço do Empreendedor.
A Controladoria-geral do município é o órgão central do Sistema Municipal de Controle Interno, tendo como principal função realizar atividades de auditoria e fiscalização nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário, de pessoal, de recursos externos e nos demais sistemas administrativos e operacionais, segundo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, eficácia, eficiência, economicidade, efetividade e equidade.

Tem por finalidade estabelecer, executar e promover a política de Saúde do Município.

Tem por finalidade planejar, organizar, dirigir e controlar as ações da administração local em matéria de educação.

Tem por finalidade promover e implantar políticas de preservação e conservação ambiental, de desenvolvimento e expansão social no Município, além de ser responsável pela formulação e execução da política municipal de desenvolvimento e promoção do Turismo.

Tem por finalidade promover e implantar a política urbana do Município e zelar pela adequada prestação dos serviços concedidos ou autorizados, bem como promover e executar a política de Habitação no âmbito municipal.

Tem por finalidade a formulação e a execução da política Municipal de promoção da Assistência Social, do Trabalho e da política da Mulher.

Tem por finalidade estimular, promover e planejar o esporte, o lazer, bem como despertar e incentivar a comunidade o gosto pelo desportos, e ainda promover uma política que vise a Igualdade racial.

Tem por finalidade a formulação e a execução da política Municipal de desenvolvimento da agricultura e pecuária.

Tem por finalidade a formulação e a execução da Política Municipal do desenvolvimento regional da Pindorama.

Tem por finalidade a coordenação, a orientação, a execução e o controle das atividades inerentes a limpeza pública do município.

Tem por finalidade planejar, organizar, dirigir e controlar as ações administrativas em matéria de cultura.

Tem por finalidade planejar, organizar, dirigir e controlar as ações administrativas em matéria de trânsito, transporte e suprimentos.

Tem por finalidade promover e implantar, políticas de expansão social, industrial e comercial do Município e promover a economia solidária, além de promover e executar a política Municipal de desenvolvimento de pesca e da agricultura.

Tem por finalidade promover, elaborar, acompanhar e fazer as prestações de contas de todos os convênios e ações continuadas e ainda elaborar projetos arquitetônicos deste Município.

Tem por finalidade a coordenação, a orientação, a execução e o controle das atividades de comunicação do Município.