Prefeitura de Coruripe faz balanço das ações realizadas no município contra o novo coronavírus

O combate ao novo coronavírus, desde o início da pandemia, sempre foi uma prioridade da Prefeitura de Coruripe. Reuniões de planejamento, centro de triagem, desinfecção de superfícies, blitz sanitária, confecção e doação de máscaras, controle das filas nas agências bancárias, Alô Saúde e muita informação para a população foram as principais ações adotadas nos últimos meses e que continuam para conter a propagação do vírus em Coruripe.

Em 17 de março o prefeito Joaquim Beltrão, juntamente com a vice Dra. Dalva Edith, se reuniu com secretários, representantes de pastas e a procuradoria geral do município para discutir as medidas iniciais que seriam adotadas contra a Covid-19. A reunião teve como objetivo discutir o decreto até então em elaboração.

No dia seguinte o prefeito Joaquim Beltrão tornou público o Decreto de nº 1147/2020, que declarou Emergência de Saúde Pública no munícipio de Coruripe e disciplinou as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

O decreto levou em consideração a situação de emergência declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e as regulamentações do Ministério da Saúde e governo de estado. O anúncio foi feito em entrevista coletiva, que contou com a presença de rádios locais e veículos de mídias digitais presentes.

Outra ação importante da prefeitura foi a desinfecção de superfícies. Mesmo quando ainda não havia nenhum caso confirmado de Covid-19 na cidade, a Secretaria de Limpeza Pública iniciou, a partir de abril, a desinfecção do Mercado Público Municipal com a aplicação de produtos químicos para eliminar possíveis fungos, bactérias e o próprio coronavírus. A ação foi realizada também em outros espaços públicos e até privados de Coruripe.

Paralelamente iniciativas de sensibilização também foram promovidas, com blitz sanitárias. A equipe da Vigilância em Saúde promoveu fiscalização de rotina e orientação à população quanto às medidas de prevenção ao coronavírus no Mercado Público Municipal e no centro da cidade. Também foram realizadas pela equipe ações de orientação e disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos, na entrada principal do Mercado e nas filas das agências bancárias, bastante movimentadas por causa do Auxílio Emergencial.

As máscaras fizeram parte da estratégia da prefeitura para combater o vírus e movimentar a economia local também. A prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Economia Solidária, Pesca e Aquicultura, fechou uma parceria com associações de costura de Coruripe para a confecção de 60 mil máscaras de tecidos. As máscaras foram distribuídas gratuitamente em todo município pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com um kit higiene.

Em julho foi inaugurado o Centro de Triagem Covid Coruripe, equipado com três equipes de profissionais trabalhando exclusivamente para o atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19. Com capacidade para atender cerca de 100 pessoas por dia, dando mais agilidade aos atendimentos, o Centro conta com duas ambulâncias exclusivas para o transporte de pacientes atendidos no local.

Para ter um canal direto com a população, foi criado o Alô Saúde, uma ferramenta importante desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe para acompanhar os pacientes com sintomas gripais no município. O objetivo é monitorar todas as pessoas atendidas no Centro de Triagem e nos demais postos de atendimento para síndromes gripais em Coruripe, por meio de ligações diárias feitas pela equipe do Alô Saúde, composta por 35 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e educadores físicos.

“Fizemos e continuamos fazendo o possível para combater a disseminação do novo coronavírus em Coruripe, mas é muito importante que nossa população continue fazendo a sua parte, para juntos minimizarmos o efeito desse vírus no nosso munícipio”, destacou o prefeito Joaquim Beltrão.