Catadores da Ascamare continuam realizando as coletas durante a pandemia e advertem para alguns cuidados que precisam ser adotados no manejo dos resíduos

Desde o início da pandemia, os trabalhadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José (Ascamare) continuaram e continuam em atividade pelas ruas de Coruripe recolhendo os resíduos sólidos gerados pelos moradores. Entretanto, a população precisa adotar alguns cuidados simples em prol da proteção e saúde dos catadores que zelam pelo município.

Uma das principais preocupações dos catadores é com o descarte de luvas e máscaras de proteção que estão sendo usados pelos munícipes para se protegerem do novo coronavírus. Apesar dos catadores serem bem equipados e usarem luvas e outros equipamentos de proteção, o contato com esse tipo de resíduo mal descartado pode expor os trabalhadores ao risco de se contaminarem com o vírus e outras bactérias.

O cidadão pode colaborar com os catadores fazendo o descarte adequado nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs), na própria Ascamare ou ligando para o número (82) 9 8170-3649, que a equipe da coleta vai até a residência ou ponto comercial do solicitante.

Em conversa com a Secretaria Municipal de Comunicação, o presidente da associação, José Barrerito, destacou que alguns estabelecimentos comerciais, como farmácias, separam caixas que, às vezes, vem com lixo dentro. “É perigoso, às vezes vem até com agulha dentro. Faço esse apelo para que os resíduos sejam devidamente separados para não expor nossa equipe a esse tipo de risco”, destacou.

Serviço

Endereço: Rua Victor Cesar da Silva – Rodovia Engenheiro Gutemberg Breda Neto – Nº 3292 – Bairro: Alto do Cruzeiro (Próximo ao Gomes Pneus).
Material recolhido: Plástico, papel, papelão, metal, vidro (com exceções) e ferro.
Contato: (82) 9 8170-3649
Horário: das 7h às 17h, de segunda a sábado.