Hemoal Coruripe retoma atividades de doação de sangue

O Hemoal Coruripe voltou às atividades de coleta na semana passada. Depois de quase cinco meses com as doações paradas por conta da pandemia da Covid-19 a unidade voltou a receber doadores de sangue tomando todas as medidas de higienização necessárias.

A doação de sangue é um ato simples e altruísta que pode salvar vidas. Ao doar sangue a pessoa está ajudando quem necessita com urgência desse líquido essencial para a sobrevivência.

A coleta no Hemoal Coruripe é realizada toda quinta-feira, a partir das 7h e não é necessário agendamento prévio. É imprescindível que o doador use máscara, siga os protocolos de higienização, vá alimentado (evite alimentos gordurosos, frituras e refrigerantes), durma pelos menos 6h na noite anterior a coleta e não esteja gripado.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis.

Os possíveis doadores que tomaram a vacina contra o sarampo precisam esperar 30 dias para realizar a doação, já os que foram contaminados pelo coronavírus devem esperar cerca de 90 dias.

Em tempos de pandemia os bancos de sangue estão sendo monitorados e apresentam uma diminuição nos estoques de bolsas. É preciso as pessoas se conscientizarem da importância desse ato simples, mas que pode salvar vidas.