Campanha de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada até 31 de outubro

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo que originalmente terminaria no dia 31 de agosto por causa da baixíssima adesão. Brasileiros de 20 a 49 anos agora têm até o dia 31 de outubro de 2020 para tomar a vacina.

Segundo o governo, desde o início da quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, pouco mais de 5 milhões de pessoas entre 20 e 49 anos receberam a dose, o que corresponde a somente 5,8% desse público-alvo.

Em Coruripe a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou um plano de intensificação da vacinação contra o sarampo, além da estratégia dos postos volantes, vacinação nas UBSs, os profissionais de Saúde visando ampliar a imunização da população também visitaram algumas empresas, levando a vacina até os funcionários.

A vacinação continua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do munícipio até 31 de outubro, é muito importante que todos da faixa etária indicada tomem a vacina. Para controlar a doença por meio da imunidade coletiva, estima-se que 95% da população deve estar imunizada.

O sarampo está entre as infecções com maior capacidade de transmissão e mesmo as pessoas que já receberam a vacina na infância devem ir à UBS para uma dose de reforço. Embora seja bastante eficaz, a vacina contra o sarampo pode não proteger adequadamente alguns indivíduos e a vacinação extra minimiza esse risco.

Apesar da campanha em andamento, esse imunizante segue disponível o ano todo para crianças e adultos em certas condições nas Unidades Básicas de Saúde.

Serviço:
Campanha de Vacinação contra o Sarampo
Público Alvo: Pessoas de 20 a 49 anos
Data: Até 31 de outubro de 2020
Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde