Professores de Coruripe adaptam aulas para o rádio para ajudar estudantes que não têm acesso à internet!

Professores de Coruripe, da escola Liege Gama Rocha, usaram o rádio para transmitir aulas a alunos, durante a pandemia da covid-19. Com as unidades escolares fechadas, a Secretaria de Educação está usando plataformas on-line para conectar professores e alunos durante esse período. Com os estudantes que não têm acesso à internet além de receberem o material impresso em suas casas também contaram com este reforço pelas ondas do rádio!

“Nesse ensino remoto o maior objetivo de nossa escola é que o ensino aprendizagem seja favorável a todo corpo discente. Porém, nos deparamos com um relevante desafio, alunos que não dispunham de internet e/ou de celular para ter acesso às aulas remotas. Assim sendo, promovemos diversas ações para atender a essa clientela e uma delas foi a RÁDIO AULA” explicou a coordenadora da Escola Liege Gama Rocha, Clemilda Freitas.

A iniciativa está inclusa em diversas ações desenvolvidas na unidade escolar, como por exemplo, Campanha celular usado, Doe um livro infantil e ganhe um leitor, Estação off-line, Plataforma LG, A escola vai até você contar histórias lindas e rádio aula trabalhadas para o Prêmio Gestão Escolar 2020, um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

“Foi muito importante esse momento com a Rádio Litoral FM, por meio da secretaria de comunicação, a secretária Januária Reis, assim como em outros momentos sempre muito parceira nos cedeu o espaço do Programa Avança Coruripe para o desenvolvimento dessa ação. Nossos gestores o prefeito Joaquim Beltrão e a vice-prefeita Dra. Dalva Edith abraçam toda causa em favor da educação pública e de qualidade e isso é ímpar. Nossas aulas fluíram (todas as quartas-feiras) nos lares de nossos alunos, bem como de todos os ouvintes do nosso município. As aulas foram extensivas a todas as áreas de conhecimento contando com a interação dos alunos que ligavam durante a programação, a fim de participar dos desafios propostos pelos professores durante sua rádio aula. Tivemos um feedback positivo dessa ação, chegamos ao alcance de alguns alunos que agora participam das aulas remotas. Ao ouvirmos relatos de pais e alunos sobre as rádios aulas ministradas, percebemos que estamos no caminho certo ao incluirmos todos no processo de ensino aprendizagem”. Disse a gestora escolar, Alexandrina Gouveia.

A ferramenta de comunicação, o rádio, foi escolhida por ser mais acessível, rápida, popular e por levar as aulas até as residências, de forma que os alunos eles se sintam abraçados pela escola e conectados com a aprendizagem do ensino remoto.