Coruripe avança para a fase laranja no Plano de Distanciamento Social Controlado, mas as medidas para evitar o avanço da Covid-19 devem ser mantidas

O governador de Alagoas, Renan Filho anunciou na última terça-feira (28) a mudança de fase no Plano de Distanciamento Social de todas as cidades do interior do estado. Os municípios, incluindo Coruripe avançaram da fase vermelha para a laranja, com exceção das regiões Metropolitana e Norte que já tinham pulado de fase, portanto permanecem com a bandeira laranja. A capital, Maceió que já estava na fase laranja passou para a fase amarela.

A fase laranja é classificada como risco de contágio ainda muito elevado e a transmissão ainda é comunitária, portanto o isolamento social nesta fase se faz necessário.

O estado de Alagoas soma 58.124 casos confirmados da doença e 1.540 óbitos causados pela Covid-19. Em Coruripe são 1.192 casos confirmados, 561 sendo monitorados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e 24 mortes.

“É importante ressaltar que a pandemia continua fazendo vítimas todos os dias, a situação ainda é grave e não podemos relaxar, os cuidados precisam continuar sendo tomados. Vamos usar o bom senso para tentar também conscientizar as pessoas ao nosso redor, pois temos visto verdadeiros desrespeitos, aglomerações e muita gente que ainda insiste em não usar a máscara, iludidas em uma sensação de que tudo voltou ao normal. Porém, nada voltou ao normal, estamos trabalhando para que aos poucos as coisas se ajustem, mas precisamos muito da compreensão da população. É preciso que os coruripenses se comprometam a continuar lutando contra a disseminação do coronavírus em nosso município, pois só assim, juntos e unidos é que em breve poderemos nos abraçar e dizer ‘Nós vencemos a luta a Covid-19’, conto com o apoio de todos vocês”, enfatizou o prefeito Joaquim Beltrão.

Segue a Evolução das Fases do Plano de Distanciamento Social Controlado:
FASE VERMELHA

Serviços Essenciais:
• Serviços de saúde em geral
• Farmácias
• Hipermercados, supermercados e mercados
• Feiras livres
• Padarias (delivery ou retirada)
• Conveniências (sem consumo no local)
• Restaurantes (delivery ou retirada)
• Pizzarias, lanchonetes e lojas de alimentos (delivery ou retirada)
• Açougues, peixarias, hortifruti, granjeiros e quitandas
• Clínicas veterinárias e produtos para animais
• Serviço funerário
• Distribuidores de gás
• Lojas de venda de água mineral
• Postos de combustíveis
• Imprensa e meios de comunicação
• Oficinas mecânicas, elétricas, funilarias e auto-peças
• Lojas de material de construção, marceneiros, serralheiros e vidraceiros
• Banca de jornais e revistas
• Atividades industriais e cadeia produtiva
• Óticas
• Serviços bancários

*Observação: Seguindo todas as medidas de prevenção.
FASE LARANJA

• Serviços essenciais e todos os setores autorizados na Fase Vermelha;
• Lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados);
• Salões de beleza e barbearias;
• Templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% (trinta por cento de sua capacidade).

Medidas Sanitárias dos Setores Liberados

Salões de Beleza e Barbearias
Público: 50 % de sua capacidade
• Atendimento por agendamento;
• Intervalo de 30 minutos entre cada cliente;
• Redução do quadro de funcionários em 50%;
• 2 metros de distância entre as estações de trabalho;
• Higienização da estação de trabalho a cada troca de cliente.

Igrejas e Templos Religiosos
Público: 30 % de sua capacidade
• Preferencialmente bancos individuais;
• Em caso de bancos coletivos demarcar afastamento mínimo de 1,5M;
• Espaços de recreação para crianças devem ser fechados;
• Dispensadores de água benta ou outro elemento de consagração de uso coletivo devem ser bloqueados.

Lojas e Estabelecimentos de Rua (Até 400m2)
• Uso de provadores está proibido;
• Uso obrigatório de máscaras;
• Álcool em gel em locais de fácil acesso e visualização;
• Pano de chão umedecido com uma solução de água sanitária na entrada do estabelecimento;
• 1,5M de distância entre as pessoas;
• 2,0M entre as estações de trabalho;
• Filas com demarcadores de piso.

Lojas e Estabelecimentos de Rua (Até 400m2)
• Limpeza e desinfecção de ambientes, mobiliário e maquinário a cada 2 horas;
• Higienizar maquinetas e telefones – envolver os equipamentos em papel filme e higienizar a cada uso;
• Fazer a troca de filtros de ar no mínimo uma vez por mês;
• Caso haja ar condicionado implantar o sistema de ventilação cruzada (abertura de portas e janelas)
• Corrimão de escadas e banheiros devem ser higienizados a cada 1 hora.