Trabalho da Defesa Civil no período chuvoso

O papel da Defesa Civil é coordenar o trabalho de diversos órgãos do governo e da sociedade responsáveis pela resposta e prevenção de catástrofes. Com o período chuvoso em que estamos a Defesa Civil de Coruripe orienta a população sobre áreas passíveis a desabamentos, obstrução de bueiros, a fazer o descarte correto do lixo, além de orientações em saúde, em parceria com agentes comunitários em caso de emergência as pessoas são instruídas a entrar em contato com a Defesa.

orpos de bombeiros, batalhões da polícia militar, serviços de emergência: todos seguem as orientações da Defesa Civil para atender a população nessas tragédias.

Ricardo Pacheco, que faz parte da equipe da Defesa Civil de Coruripe, explicou “o trabalho de prevenção começa em equipe com os representantes de vários órgãos da prefeitura, juntos, fazemos o mapeamento das áreas de risco, da localização e constatação de situações que possam ter desastres ou acidentes, diante destas condições realizamos ações preventivas para evitar que o desastre aconteça e se acontecer que ele cause o mínimo de danos às pessoas e ao meio ambiente. Mas quando o desastre acontece sem cuidados prévios, a Defesa Civil age prontamente socorrendo, minimizando os efeitos causados ao povo e ao meio ambiente até o completo equilíbrio da normalidade”, concluiu.

Para ajudar a coletar e medir as chuvas o município conta com um equipamento de suma importância, o pluviômetro, em Coruripe existem 4 semiautomáticos e 2 automáticos. Com eles é possível quantificar a água captada em milímetros (mm). Eles medem, armazenam e transmitem automaticamente a informação sobre a quantidade de chuva.

A Prefeitura de Coruripe e Defesa Civil disponibilizam um plantão de atendimento envolvendo as secretarias de Infraestrutura e Habitação, Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura, Secom, Meio Ambiente e Limpeza Pública em caso emergencial.
Serviço:

Defesa Civil de Coruripe