Coruripe está na final do Prêmio Educador Nota10, Prêmio da Educação brasileira

Nesta última quarta-feira (08) o maior e mais importante Prêmio da Educação brasileira, Prêmio Educador Nota10, divulgou a lista dos 50 finalistas da premiação, duas das selecionadas no prêmio por sua excelência profissional e inspiração para todos os educadores do Brasil são de Coruripe.

As coruripenses finalistas TOP 50 são a gestora Maria Betânia de Lima, Escola Engenheiro Guttemberg Brêda Neto e a professora Katiene Santos Paes – Escola Liege Gama Rocha.

Segundo o site do prêmio, os projetos selecionados vieram de 19 estados e abrangem da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Parabéns a todos e principalmente as finalistas que foram escolhidas no mais importante e maior prêmio da educação, estamos no caminho certo colhendo bons frutos. Vamos torcer para que as selecionadas tragam esse prêmio, porque não é só delas, essa conquista também é nossa.”, ressaltou o prefeito Joaquim Beltrão.

Conheça um pouco dos projetos de Coruripe que foram selecionados:

MARIA BETÂNIA VASCONCELOS DE LIMA
Gestão Escolar – Diretora / Anos Finais do EF
Projeto: Vós tendes voz, sois o grêmio estudantil
Escola Municipal Engenheiro Guttemberg Brêda Neto

Um trabalho coletivo de fato conta com o envolvimento e a corresponsabilidade dos alunos. Em 2019, estimulada pela Secretaria de Educação, a diretora Maria Betânia liderou um consistente processo de implantação do grêmio, acreditando na potencialidade dos estudantes para se envolverem em reivindicações sociais, culturais, políticas e educacionais. Desde o início, engajou os alunos, que surpreenderam com expressivas campanhas. Os “candidatos” do 6º ano foram eleitos e logo começaram a concretizar suas “promessas”, como estabelecer parceria com outras escolas e com a Unidade Básica de Saúde (UBS) e levantar as necessidades dos estudantes e de suas famílias. Foram até a Câmara Municipal para defender um plano de ações e conseguiram recursos! Segundo a diretora, o grêmio estudantil era a voz que faltava: tudo que a equipe vinha defendendo ganhou uma força jovem, um novo gás, e todos se energizaram. A motivação dos alunos também aumentou, já que no final do ano 100% das matrículas foram renovadas.

KATIENE SANTOS PAES
Matemática – 5º ano / Anos Iniciais do EF
Projeto: A luz da Matemática
Escola Municipal Liege Gama Rocha

Katiene Santos Paes da Escola Liege Gama Rocha, desafiou a turma a analisar as contas de energia elétrica e a identificar os dados matemáticos presentes nelas. Assim, os alunos investigaram o consumo e a voltagem dos equipamentos eletrônicos de suas casas e compreenderam as diferentes taxas de cobrança de energia, relacionadas à cor da bandeira tarifária. Também pesquisaram sobre produção energética e visitaram uma usina que gera eletricidade a partir da queima do bagaço da cana-de-açúcar. Katiene propôs trabalho em grupos e situações para serem discutidas e validadas coletivamente. Os alunos puderam apresentar as suas soluções, explicar seus percursos, argumentar e ouvir as opiniões dos colegas e rever suas hipóteses iniciais. Ao final das discussões, os estudantes elaboraram um modelo matemático para calcular o consumo. Concluindo que o valor da conta de luz é diretamente proporcional ao tempo de utilização dos aparelhos elétricos, entenderam como se dá a cobrança e refletiram sobre o consumo de energia tanto em suas residências como no ambiente escolar.

Sobre o prêmio

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho e o Prêmio tem o patrocínio da Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.