Prefeitura entrega chaves de casa nova doada à família da campeã olímpica de matemática Safira

Estrutura de taipa, parede caída e muita água dentro de casa em dias chuvosos. Eram essas as condições em que moravam a criança prodígio em matemática Safira dos Santos Silva e sua família. Eram, mas não serão mais. Na última sexta-feira a mãe de Safira recebeu as chaves do seu novo lar, doado pela Prefeitura de Coruripe após o prefeito Joaquim Beltrão se sensibilizar com a história de vida da estudante.

Safira é aluna da Escola Municipal de Educação Básica Liege Gama.e tem apenas 9 anos. Apesar da poupa idade, já conquistou importantes prêmios a nível nacional e internacional em competições de matemática. E foi por meio de uma dessas medalhas que o prefeito Joaquim conheceu mais de perto não apenas a mente brilhante da jovem estudante, mas também das condições em que Safira vivia com o pai e a mãe.

“Vimos a situação em que Safira vivia, muito precária. Então a escola buscou conversar com o prefeito sobre o caso, pois não considerávamos justo, uma criança que se dedica tanto aos estudos, morar numa casa que até pouco tempo tinha caído uma parede por causa das chuvas”, relatou a professora Claudivânia Paranhos.

E as condições, de fato, não eram nada fáceis. Há mais de oito anos a família residia de aluguel no domicílio localizado na Rua do Sol, no bairro Zequinha Azevedo. “A água entrava aqui de enxurrada quando chovia. Perdi vários móveis e até material escolar da minha filha eram levados pela água. Isso me entristecia muito em ver tudo aquilo e não poder dar o melhor para ela”, recorda Samira dos Santos Silva, mãe de Safira.

Mas tudo mudou ao receber a notícia de que o prefeito soube da sua história de dificuldades e superação de Safira graças aos estudos e que, muito sensibilizado, iria viabilizar uma moradia digna para a família, custeada com recursos próprios da prefeitura. “Quando recebi a notícia, fiquei tão feliz que a ficha ainda não caiu. É um sonho que está sendo realizado, de poder ver minha filha sendo criada em um ambiente que realmente vou ter o prazer de vê-la crescendo com dignidade para desenvolver mais ainda todo o seu potencial”, afirma Samira.

A residência, localizada no Conjunto Joaquim Beltrão, foi construída por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação. Estiveram presentes para entregar as chaves da nova casa o secretário Djalma Brêda e Karine Lessa, gerente administrativa da pasta.

“Hoje estamos aqui entregando uma casa para a família da nossa campeão de matemática. Quero agradecer ao prefeito, que foi uma promessa feita por ele que hoje está se realizada. Não só ao prefeito, mas toda a equipe da Infraestrutura que se empenhou em construir essa casa”, destacou o secretário.

Todo esse momento de realização de um sonho e de felicidade, claro, seria sentido na mesma proporção pela jovem matemática. “Estou muito feliz! Um dia a parede da casa caiu em cima de mim, mas agora vou morar em um lugar que vou poder brincar, assistir TV e estudar sem medo de que nada possa cair em cima de mim. Adoro estudar, adoro matemática. Meu sonho é ser professora de matemática ou médica, ainda vou escolher quando crescer”, contou Safira. Seja qual for a profissão escolhida no futuro, alguém aqui duvida de que ela já é uma grande vencedora e que ainda dará muito orgulho à Coruripe?