Prefeitura de Coruripe promove palestra sobre o coronavírus

Dezenas de pessoas assistiram ontem (12), no auditório da Câmara dos Vereadores de Coruripe, uma palestra sobre o novo coronavírus, doença que causa infecção respiratória. A apresentação foi uma iniciativa da Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Administração. O tema foi ministrado pelo médico do trabalho Dr. Israel Gomes.

Durante a palestra, o médico explicou a origem do vírus, os efeitos da pandemia no mundo e a propagação no Brasil, maneiras de se prevenir e procedimentos a serem adotados caso o indivíduo contraia o coronavírus.

O médico explicou o nome da doença, devido o vírus ter em sua estrutura espículas, que lembram uma coroa. O COVID-19 causa infecções respiratórias que podem ter graus leves e moderados, semelhantes a um resfriado.

“Os principais sintomas são tosse, febre e falta de ar. Porém, há também pessoas que relatam náusea, vômito e diarreia. Nos casos graves, pode ocorrer infecção generalizada e falência dos órgãos, sobretudo em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa”, explicou.

De acordo com o Dr. Israel Gomes, é possível que pessoas que estão com o vírus não manifestem sintomas clínicos inicialmente, mas podem transmitir a doença. Por esse motivo, diante do indício de qualquer sintoma, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo e se prevenir com medidas simples para evitar o contágio, como:

Lavar as mãos com frequência, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos ou desinfetante a base de álcool;

Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Evitar contato com pessoas próximas doentes;

Ficar em casa, caso esteja doente, para evitar a transmissão;

Cobrir e boca e nariz ao tossir ou espirrar (o que chamam de etiqueta da tosse) ou usar lenço de papel e jogar no lixo e

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.