Campanha contra o sarampo para faixa etária de 5 aos 19 anos será lançada em Coruripe

Na próxima segunda-feira (10) será iniciada nacionalmente e em Coruripe a campanha de vacinação contra o sarampo, divida em duas etapas. A primeira é voltada para crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos, entre os dias 10 de fevereiro e 13 de maço. Já a segunda será no segundo semestre de 2020, entre os dias 3 e 31 de agosto, para as pessoas dos 30 aos 59 anos.

Os postos de saúde do município já estão preparados para receber a população a partir do próximo dia 10. A imunização é voltada para os públicos das respectivas faixas etárias que não tenham tomado nenhuma dose de vacina ou que receberam apenas uma dose, considerado dessa forma como incompleto o tratamento.

A estratégia é dar continuidade às campanhas realizadas no ano passado, que tiveram como objetivo imunizar faixas etárias que mais tiveram casos confirmados no país, que foram as crianças acima os 6 meses e menores de 5 anos e, depois, adultos dos 20 aos 29 anos. Coruripe em 2019 conseguiu bater todas as metas.

Segundo a enfermeira da SMS, Esmeralda dos Santos, a vacinação contra o sarampo é importante para evitar problemas como cegueira e infecções generalizadas, que podem matar. “Mesmo que as campanhas busquem mobilizar essas idades específicas, as demais pessoas também podem procurar a vacinação normalmente. É considerado vacinado o cidadão que comprovar duas doses da vacina até os 29 anos ou uma dose se a pessoa tem mais de 30 anos”, destacou a profissional.

Sobre a doença

O sarampo é viral e facilmente transmissível. Uma pessoa com a doença pode passar para a outra facilmente por meio da fala, espirro, tosse, ou, apenas, respirando próxima de outras pessoas. Quaisquer sintomas de febre e manchas no corpo, somados a tosse, coriza ou conjuntivite, devem ser investigados no posto de saúde mais próximo e informados imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde do município.