Prefeitura de Coruripe realiza Mutirão de Saúde e zera filas

Na última semana a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu mais um Mutirão de Saúde. A ação se deu entre os dias 23 e 24 de janeiro na UBS Sinicleide Felinto dos Santos, Centro.

Aproveitando o Janeiro Branco e Roxo que estão sendo trabalhados em todas as Unidades do município as questões da saúde mental e a busca de pessoas que tenham hanseníase um mutirão com palestras, consultas e exames foram promovidos. No mesmo evento, duas filas foram zeradas, a de eletrocardiograma e a de atendimento com nutricionista.

A agenda de mobilização tem como objetivo reforçar o compromisso de controlar, oferecer diagnóstico e tratamentos corretos, além difundir informações para desfazer o preconceito em torno das doenças trabalhadas.

Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Depressão, ansiedade e fobia são alguns dos transtornos que englobam a saúde mental.

O Janeiro Roxo é o mês de campanha de prevenção e tratamento à Hanseníase, doença de pele transmitida por gotículas que saem do nariz ou pela saliva. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico e fica escondida ou adormecida no organismo de dois a sete anos.