Artesanato e coleta seletiva realizada em Coruripe foram destaques no Cidades e Gestores – Congresso e Expo

O artesanato de Coruripe e a gestão de resíduos sólidos no município foram destaques no Cidades e Gestores – Congresso e Expo, entre os dias 12 e 15 de dezembro, no Centro de Convenções, em Maceió (AL). O evento, organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Confederação Nacional de Município (CNM), além de qualificar gestores, fomentar a troca de conhecimento e experiências, levou cultura aos visitantes por meio da Expo – referência como maior feira municipalista da região Nordeste.

O prefeito Joaquim Beltrão Siqueira e a vice-prefeita Dra. Dalva Edith prestigiaram o evento. No dia 13, o prefeito participou para palestra Política de Apoio a Coleta Seletiva da Semarh e Sebrae, no Espaço Sebrae. Durante a apresentação dos expositores, Coruripe foi citado como experiência de sucesso pelo excelente trabalho de gestão de resíduos sólidos desenvolvido pela Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José (ASCAMARE).

Logo em seguida, após a palestra, o prefeito e a vice-prefeita visitaram o stand de Coruripe montado na Expo com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico. O espaço levou para a feita as formas e cores do artesanato confeccionado pelas artesãs coruripenses, que utilizam a palha de Ouricuri para produzir cestas, bolsas, luminárias, porta-joias, peças decorativas e uma variedade de objetos que encantaram o público que visitou o stand e comprou os produtos neste primeiro dia de evento.

Segundo Manoel Santos, secretário municipal de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, o stand serviu representou muito bem a cultura e o artesanato de Coruripe. “Aqui temos o artesanato do Pontal, representado pelas associações Artesãs do Pontal e Artesanato do Pontal, que transformam as folhas de uma palmeira de Ouricuri nessas lindas peças. E tudo isso graças ao apoio da prefeitura que, além de viabilizar toda essa estrutura física, incentiva as comunidades organizadas do terceiro setor a seguir em frente, gerando trabalho e renda para essas pessoas”, afirmou o secretário.

Na manhã do dia 14, penúltimo dia do Cidades e Gestores, a gestão de resíduos sólidos novamente foi destaque. No Eixo Meio Ambiente, a assessora técnica Carla Vasconcelos apresentou a história do manejo do lixo no município, da desativação do antigo lixão ao trabalho de reciclagem promovido pela Associados dos Catadores e Catadores de Materiais Recicláveis São José (Ascamare).

O prefeito Joaquim Beltrão fez a introdução da apresentação e destacou o comprometimento da gestão com a coleta seletiva para a preservação do meio ambiente e a geração de renda para os catadores. Estiveram presentes também no momento o secretário Manoel Santos e José Barrerito, presidente da Ascamare, que na oportunidade agradeceu o apoio da prefeitura e demais parceiros.