Prefeito Joaquim Beltrão e secretário Guttê Breda se reúnem com moradores do Barro Preto II para explicar sobre a rede de saneamento básico do bairro

O prefeito Joaquim Beltrão e o secretário de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação Gutte Brêda estiveram na noite de ontem (21), no conjunto Rubens Wanderley – conhecido como Barro Preto II -, para orientar e dialogar com a população sobre a ligação do esgoto doméstico ao sistema de saneamento básico do bairro.

O encontro aconteceu na Praça da Caixa d’Água e reuniu dezenas de moradores. Durante a reunião, o secretário e o prefeito explicaram, didaticamente, como devem ser realizadas as ligações e a importância dos moradores de fazerem a sua parte para o bem estar e saúde de todos.

Durante as explanações, os gestores explicaram que as águas de banho, sanitário, pia de cozinha, banheiro, tanque de lavar roupa, de máquina de lavar e de louça devem ir para a rede central de esgoto. Já as águas de chuvas, papéis e panos, resto de comida, plásticos, fraldas, absorvente, entre outros resíduos sólidos, não podem ser destinadas à rede de esgoto para não entupir as galerias.

“A rede de esgoto não é lugar de lixo”, destacou Guttê Brêda, que na oportunidade ressaltou ainda que, em um primeiro momento, os trabalhos serão educativos.

“A partir da próxima segunda-feira (25) uma equipe estará nas ruas, de porta em porta, para iniciar as ações educativas de conscientização da população, para orientar como fazer e o prazo para os moradores façam às ligações à rede de esgoto. Após essa fase, a equipe de fiscalização estará monitorando as residências e quem não atender os prazos, será notificado”, enfatizou o secretário.

Na oportunidade, o prefeito Joaquim Beltrão ressaltou que essa é a primeira reunião, mas que mais poderão ser realizadas e que a Prefeitura de Coruripe está à disposição da população para discutir a temática quantas vezes forem necessárias.

O prefeito resgatou ainda a história do conjunto. “Quando fui deputado federal, consegui uma emenda para fazer o calçamento do bairro. Mais de 10 anos depois, temos hoje um loteamento bem feito e quem mora aqui, mora em uma localidade muito valorizada hoje, uma das melhores áreas de Coruripe”, destacou.

Joaquim Beltrão reafirmou ainda o compromisso da prefeitura com a população, para juntos promoverem o desenvolvimento e fazer com que os coruripenses tenham mais saúde, conforto e bem estar.

“Que as crianças que jogam bola ali, descalças, possam continuar brincando tranquilas, sem preocupação e perigo de contraírem alguma doença por causa de esgoto irregular das residências. Espero que vocês valorizem bastante esse empreendimento, façam as adaptações necessárias do esgoto doméstico e sempre nos convidem para debater, para que juntos possamos achar uma alternativa para resolver qualquer impasse”, finalizou o prefeito.