Prefeitura de Coruripe recolhe 32 toneladas de óleo no Pontal

Nas duas últimas semanas foram recolhidos e transportados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar, 32 toneladas de petróleo cru que estavam no Pontal.

A Prefeitura de Coruripe, por meio do seu Comitê Gestor de Crise, continua com os trabalhos nas praias afetadas e no Pontal de Coruripe. Uma empresa contratada pela Petrobrás prossegue realizando a retirada do óleo dos beachrocks (espécies de pedras existentes na areia).

No último sábado (26) a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Penedo, o IMA-AL e o Projeto Meros do Brasil colaboraram com pesquisadores da UFAL – Campus Penedo, na realização de mergulhos científicos no Pontal de Coruripe, nos Baixios de Dom Rodrigo, para verificar o impacto do óleo naquela região.

O foco da atividade foi em organismos sensíveis ao óleo, como corais, esponjas e poliquetas, que filtram alimento na água. Durante o trajeto até os recifes, observou-se a superfície do mar e aves marinhas, como as andorinhas do mar, espécie migratório da região, sem registrar manchas de óleo.

A situação é menos alarmante, hoje o que se observa no litoral são pelotas do óleo cru na areia.

Como já afirmado, a Prefeitura de Coruripe, por meio de suas secretarias, continuará permanentemente vigilante quantos aos impactos da presença das manchas de óleo no seu litoral e disponível para quaisquer esclarecimentos por meio de seus órgãos competentes.