Prefeitura de Coruripe continua com equipes removendo manchas de óleo nas praias

Todos os dias, a equipe da Secretaria Municipal de Meio de Ambiente, percorre o litoral do município vistoriando os pontos onde apareceram os primeiros resíduos de petróleo. A quantidade que chegou já foi em grande parte removida e não prejudica a circulação nas praias.

Foram retiradas das areias cerca 60 toneladas do material, transportado para o aterro sanitário licenciado no município do Pilar, onde teve destinação adequada. O IMA realizou diversas análises nesse óleo e detectou que a contaminação é apenas visual, ou seja, a água não está contaminada, não ocasionado risco para a população. Com exceção dos corais do Pontal de Coruripe, onde o óleo fixou e só foi possível fazer a remoção em partes, os resíduos restantes estão sendo retirados com o apoio da Petrobras e Marinha.

José Edson, secretário de Meio Ambiente de Coruripe, explicou: “O processo de limpeza, de retirada das manchas de óleo, permanece sendo feito diariamente em toda a extensão do litoral coruripense por equipes da prefeitura, Central de Defesa Ambiental – CDA (Petrobrás), sociedade civil e o transporte do resíduo está sendo feito pela empresa Alagoas Ambiental”, disse o secretário.

O prefeito Joaquim Beltrão informou que a Prefeitura de Coruripe, por meio de suas secretarias, continuará permanentemente vigilante quantos aos impactos da presença das manchas de óleo no seu litoral e disponível para quaisquer esclarecimentos por meio de seus órgãos competentes.