Projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recolhe óleo de cozinha nas residenciais

A manhã desta última quinta-feira (10) foi de recolhimento de óleo de cozinha. A equipe do projeto Amigos da Natureza, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou mais uma campanha pelas ruas de Coruripe. O projeto tem como objetivo evitar que os resíduos de fritura sejam jogados no lixo ou descartados pelo ralo das pias, destinando-o adequadamente para tratamento e reaproveitamento.

O óleo coletado é entregue à Associação dos Moradores e Amigos de Barreiras (Amab) para a fabricação de sabão e demais produtos de limpeza. Durante o recolhimento, que contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente José Edson, prêmios foram distribuídos a pessoas sorteadas que contribuem na entrega do óleo.

O projeto existe desde 2017 e até o presente momento mais de 12 mil litros foram coletados nas 2.500 casas cadastradas no projeto, espalhadas em 11 bairros da cidade. A campanha acontece, ao menos, uma vez por mês.

“Nossa equipe técnica está periodicamente recolhendo esse material e estamos expandindo o recolhimento nos povoados do município. Além do corpo a corpo na porta das residências, promovemos também ações de sensibilização nas escolas junto aos alunos e passeios ecológicos com as escolas que conseguem juntar um grande volume de óleo”, afirmou Letícia Carvalho, coordenadora do projeto.

Uma das colaboradoras do projeto é a dona Maria Patrícia, que entregou durante a campanha três litros de óleo. “Trabalho com pastel na feira e ao invés de jogar no ralo da pia, estou sempre armazenando para entregar ao pessoal do projeto. É uma maneira consciente de preservar o meio ambiente”, relatou.

Para incentivar cada vez mais a adesão da comunidade, brindes, como materiais de limpeza, são disponibilizados pela Amab e entregues aos colaboradores do projeto.

Para se cadastrar, o cidadão pode se dirigir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e informar apenas o nome e endereço para a equipe ir até o local e recolher o material.