Secretaria de Saúde participa de oficina de eventos adversos pós-vacinação

Na última semana, a secretaria da Saúde de Coruripe, por meio da sua coordenadoria do Programa Nacional de Imunização (PNI) municipal, participou da Oficina de Eventos Adversos Pós-Vacinação, realizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria do Estado. O evento aconteceu no auditório do SAMU em Maceió e foi destinado a todos os coordenadores de Imunização dos municípios da 1ª microrregião que engloba 55 municípios, dentre eles, Coruripe.

“Evento Adverso Pós-Vacinação é qualquer ocorrência indesejada após a vacinação e que, não necessariamente, possui uma relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos)”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) municipal, Esmeralda Rocha.

As vacinas são produtos biológicos com excelente perfil de segurança e a ocorrência de eventos adversos relacionados à vacinação deve ser imediatamente notificada, investigada e esclarecida para que não ponha em risco o programa de imunizações e a segurança epidemiológica de toda a população.

Fonte: Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação