Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe participam de Capacitação em Codificação e Seleção de Causa Básica do Óbito CID 10

Servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Coruripe participaram, na última semana, de uma Capacitação em Codificação e Seleção de Causa Básica do Óbito CID 10. O curso foi ofertado pela Superintendência de Vigilância em Saúde de Alagoas e aconteceu no Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Campus Maceió, de 10 a 13 de setembro.

O curso é focado na importância da codificação, tendo como premissas: atribuir um código ao diagnóstico e que cada código (categoria ou subcategoria) tem seu lugar na classificação. Assim, o profissional qualificado, em síntese, contribuíra para qualificar as causas de morte no estado de Alagoas, melhorando as estatísticas virais.

Essa ação tem como finalidade investir na qualificação fidedigna da informação contida no atestado, evitar possíveis erros e ainda auxiliar em pesquisas que identifiquem as causas que mais levam a população ao óbito, tendo isso também como uma das ferramentas concretas para o investimento em políticas públicas de prevenção.