O programa Avança Coruripe de ontem (04) recebeu a coordenadora da Vigilância em Saúde Andressa Vasconcelos, que falou sobre as ações em relação ao Sarampo no município de Coruripe.

A coordenadora explicou que alguns estados brasileiros estão sofrendo com surtos da doença, porém em Alagoas está sob controle e que, a princípio, não haverá campanha de vacinação no estado. A orientação é para quem não está em dia com o calendário de vacinas, atualizar imediatamente.
“Pedimos que à população que nos ajude a não deixar o Sarampo ser introduzido em nosso município. Que os pais ou responsáveis mantenham a caderneta de vacinação dos seus filhos atualizada, cuidem dessa caderneta, pois é um documento importante que guarda todas as informações sobre a imunização de uma pessoa”, completou Andressa Vasconcelos.

A vacinação contra o sarampo ocorre dentro do calendário anual de vacinas, sendo a primeira dose aos 12 meses de vida, com a tríplice viral; e a segunda com 1 ano e três meses, com a tetra viral.

O que é o Sarampo:
É uma doença contagiosa que aparece com febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas. A doença é causada por um vírus chamado Morbillivirus, e é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos.