Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão de exames de mamografia em Pindorama

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Coruripe realizou, entre os dias 26 e 28 de agosto, um mutirão de mamografia em parceria com a Unidade Móvel “Amigo do Peito”. Os atendimentos aconteceram em frente à Unidade Básica de Saúde Pindorama – Centro.

Na ocasião, mulheres de 50 a 69 anos realizaram o exame de prevenção ao câncer de mama para detectar se existe a doença e, posteriormente, iniciar o tratamento de cura. De acordo com a Coordenação de Atenção Básica em Saúde da SMS, durante os três dias da ação foram realizados 210 exames de mamografia para pacientes das UBSs de Pindorama e região.

Maria de Lourdes, 51 anos, moradora do distrito de Botafogo, falou sobre a ação. “Realizar esse exame aqui, tão pertinho de casa sem precisar se locomover para Coruripe ou Maceió, facilita demais a vida de mulheres como eu, que além das muitas tarefas diárias, na maioria das vezes não temos dinheiro para tais gastos. É a primeira vez que faço mamografia, nunca fiz porque realmente me faltava condição financeira e quando soube dessa oportunidade, agarrei com as duas mãos, pois fazer essa prevenção é muito importante, pois caso seja descoberta alguma doença as chances dos tratamentos terem sucesso são bem maiores”, concluiu ela.